segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Coimbra: Visita ao património cultural da cidade dos estudantes

No dia 15 de setembro, realizou-se mais uma visita guiada organizada pela Biblioteca, este ano, ao património cultural de Coimbra.
Feita a entrada na cidade pela Rua da Sofia onde se encontram vários colégios e conventos quinhentistas, rumou-se à Alta da Coimbra para dar início à visita da Universidade.




Os participantes puderam apreciar a beleza artística e monumental do Pátio das Escolas, da Biblioteca Joanina e do antigo Paço Real onde se destacam a Sala de Armas, a Sala dos Capelos e a Sala do Exame Prévio. 


Depois, da varanda deste edifício, foi tempo de apreciar a bela vista panorâmica de Coimbra.


Deixando a Universidade em direção à baixa da cidade, teve início o passeio pelo centro histórico, com passagem pela Sé Velha, escadas do Quebra-Costas e Porta de Almedina.


Após uma pausa retemperadora para almoço, a tarde iniciou-se com a visita do Mosteiro de Santa Clara a Velha, fundado no século XIII, pelas freiras clarissas e cuja igreja foi consagrada, em 1330, pela Rainha Santa Isabel, padroeira de Coimbra. 


As inundações frequentes deste mosteiro, provocadas pelo rio Mondego, justificaram a transferência das clarissas para o Mosteiro de Santa Clara a Nova, erguido no século XVII. Foi este o último monumento visitado nesta jornada a Coimbra, miradouro privilegiado da cidade.


O Mosteiro impõe-se na paisagem da margem ocidental da cidade, onde se cultua, de forma muito intensa, a Rainha Santa Isabel. Na igreja, guarda-se, no retábulo da capela-mor, a urna de prata e cristal, do séc. XVII, onde é venerado o corpo daquela rainha de Portugal.







A terminar, a referência, sempre pertinente, à disponibilidade e ao profissionalismo do nosso guia, Daniel Afonso.


Sem comentários:

Enviar um comentário