O Leituras sugere...


A minha primeira República

José Jorge Letria


No dia 5 de outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia para se transformar em república, uma das poucas então existentes na Europa e no resto do mundo. Neste livro, José Jorge Letria relata os acontecimentos ocorridos nesse dia e nos que se lhe seguiram. Foi um tempo de agitação, de esperança e de conflito, que mudou para sempre a História do nosso país.

A personagem central desta narrativa é um rapaz de Lisboa, cujo pai esteve entre os civis e os militares que, na Rotunda, onde hoje se encontra a estátua do Marquês de Pombal, garantiram o triunfo dos revoltosos e do projecto republicano.

As ilustrações de Afonso Cruz dão à narrativa o tempero e a força das imagens vivas e coloridas.

Escrito a pensar nos mais novos, este livro, imaginado e feito de olhos postos na memória e na história de Portugal, pode ser lido por públicos de todas as idades. 

Revisitar esse tempo e essa memória é reencontrar um país que viveu um tempo único e intenso de transformação e mudança e conhecer um pouco mais de perto as pessoas que tinham um sonho e um ideal para cumprir.

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Este livro está disponível na Biblioteca para empréstimo.


O teu corpo é teu

Lucía Serrano


Como todos os meninos e meninas, tu tens um corpo.

Este livro vai ajudar-te a saberes um pouco mais sobre ele.

O teu corpo é teu, e ninguém lhe pode tocar se tu não quiseres.


Um livro que não vai deixar ninguém indiferente.

Este livro está disponível na Biblioteca para empréstimo.



Há coisas assim… e outra história

António Torrado


Sonhar é bom. Toda a gente sonha. Até as árvores.

Às vezes as árvores têm sonhos incríveis. Queres saber mais? Tens de ler. Se leres a primeira história, ganhas a segunda de brinde. Nela se conta de um senhor com umas barbas enormes. Tão grandes que vais ficar espantado.

Este livro está disponível na Biblioteca para empréstimo.


As minhas férias são ecológicas

Sylvie Baussier


Como preparar as férias sem desperdiçar? Quais são os meios de transporte ecológicos? O meu local de férias é ecológico? Quem põe a natureza em perigo? 

Um livro lúdico que aborda o conceito de férias ecológicas para aprender a respeitar a natureza.



A melhor forma

Naomi James


Esta é a história absolutamente irresistível de um triângulo que está à procura do seu lugar no mundo.

Pois é. O triângulo sente-se sozinho. Não conhece mais nenhum igual a ele... Além disso, acha que ninguém quer brincar com ele, porque não se encaixa nas outras formas. Porém, os círculos, os quadrados, os hexágonos e as estrelas demonstram-lhe o contrário. Juntos, descobrem novos jogos e possibilidades de brincar. O triângulo é a única forma que consegue encaixar-se em todas as formas. Ele é… a forma perfeita.

Este é um livro com um estilo gráfico elegante, afetuoso e com uma mensagem muito importante sobre diversidade, interação e integração de pessoas de culturas e aspetos diferentes.

As crianças vão adorar os diferentes padrões e desenhos, enquanto aprendem que a singularidade não é um problema e que quanto maior a variedade, melhor.

Este livro está disponível na Biblioteca para empréstimo.


O homem que plantava árvores

Jean Giono

Inspirado em acontecimentos verdadeiros, traduzido em diversas línguas e largamente difundido pelo mundo inteiro, O Homem Que Plantava Árvores é uma história inesquecível sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta.

Narra a vida de um homem e o seu esforço solitário, constante e paciente, para fazer do sítio onde vive um lugar especial.

Com as suas próprias mãos e uma generosidade sem limites, desconsiderando o tamanho dos obstáculos, faz, do nada, surgir uma floresta inteira - com um ecossistema rico e sustentável.

É um livro admirável que nos mostra como um homem humilde e insignificante aos olhos da sociedade, a viver longe do mundo e usando apenas os seus próprios meios, consegue reflorestar sozinho uma das regiões mais inóspitas e áridas de França.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura

Este livro está disponível na Biblioteca para empréstimo.                                                  

O filme da minha vida

Maite Carranza


Olívia é uma rapariga inteligente e sensível. Mora em Barcelona com a mãe Íngrid, atriz, e com o irmão Tim, mais novo do que ela. Olívia estuda numa escola particular e vive num bairro tranquilo no centro da cidade.

Um dia, a crise que se vive por todo o país chega à casa de Olívia, e tudo se desmorona. Íngrid não consegue arranjar trabalho, as faturas acumulam-se, a luz é cortada e a despensa está cada vez mais vazia. Não tarda até que Olívia e a sua família sejam obrigados a mudar de casa e de vida.

Para proteger o irmão da situação em que se encontram a viver, Olívia inventa um jogo, e convence-o de que estão a atuar num filme secreto e de que nada do que se passa é real.

Num prédio cheio de okupas desconhecidos e num bairro que tem tudo para ser assustador, Olívia depressa descobre que a vida está cheia de desafios difíceis, mas também de bons recomeços.

Este livro conta uma história atual sobre a importância da família, da entreajuda e da esperança.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura

Este livro está disponível na Biblioteca para empréstimo.


O Lobito Azul adora o Papá

Daniel Picouly e Frédéric Pillot

É Dia do Pai, e o Lobito quer oferecer ao Papá Lobo um grande, grande, grande presente, para lhe mostrar o tamanho do amor que sente por ele.

Que Lobito tão espertito!

Classificação: Infantil (6 a 10 anos)

Procura este livro na Biblioteca para leres com o teu Papá!




A árvore das histórias de Natal

José Jorge Letria


Contadas com muita imaginação, ternura, poesia e algum humor, o autor aborda temas desafiantes como a tolerância, a empatia, o abandono, a pobreza ou a memória de quem já não está.

O Natal está quase a chegar. Vamos, então, celebrar o espírito natalício com um conto desta coletânea.

A Fava, o Brinde e o Bolo-Rei  


Dentro do enorme bolo-rei encomendado para a noite de Natal as coisas estavam muito longe de correr bem. Porquê? Porque a fava e o brinde tinham passado da fase de amuo à de corte de relações devido às discussões antigas que sempre houvera entre ambos.

 

A fava entendia que o seu papel era, há muito, desvalorizado, fazendo ela, as mais das vezes, o papel de má da fita. Sempre que alguém partia um dente a trincar uma fatia ou ficava incomodado por não lhe ter saído o brinde, mesmo que ele fosse insignificante, o comentário costumava ser:

— Maldita fava, que não está aqui a fazer nada, que só causa problemas e que, ainda por cima, nem serve para ser comida.

Por isso, a fava exigira já ao pasteleiro que a embelezasse, revestindo-a, por exemplo, de chocolate, o que sempre poderia torná-la mais apetecível e menos desprezada. Mas o pasteleiro recusara-se a fazê-lo, em nome de uma velha tradição de que se sentia guardião.

Por sua vez, o brinde, que se encontrava numa posição favorável, sendo sempre o mais procurado no bolo-rei, juntamente com algumas frutas cristalizadas, achava que aquilo que se gastava com a compra bem podia ser aplicado na melhoria da sua qualidade.

Queria, por exemplo, deixar de ser feito em metal barato, do género que escurece e enferruja rapidamente, e passar a ser feito em prata, o que lhe daria o direito de não ser atirado para o fundo de uma caixa esquecida num sótão, ou mesmo para o caixote do lixo.

Em relação a esta exigência também o pasteleiro não se mostrava disposto a ceder, afirmando, por exemplo:

— Se eu fizesse o que me pedes, o brinde sairia muito mais caro do que o bolo-rei.

Eram estes problemas que se encontravam na origem das discussões e dos conflitos a que o pasteleiro se sentia incapaz de pôr termo. Por isso pediu a intervenção da Fada do Natal, com o objectivo de a levar a pôr um pouco de bom senso nas cabeças da fava e do brinde.

A Fada do Natal apareceu na cozinha sem aviso e encontrou a fava e o brinde muito amuados, cada um para seu canto, recusando-se a entrar naquele bolo-rei e, por sua vez, o pasteleiro desesperado a desabafar:

— Se eles se recusarem a colaborar, eu não poderei satisfazer a minha encomenda e, assim, uma família grande passará a noite de Natal sem o bolo-rei que tanto deseja.

Ao escutar esta queixa, a Fada do Natal tomou uma decisão inesperada: puxou da sua varinha mágica e transformou o brinde em fava e a fava em brinde, medida que deixou ambos completamente confusos e sem saberem o que haviam de dizer.

 

Aproveitando o silêncio da fava que agora era brinde e do brinde que agora era fava, o pasteleiro pôs os dois dentro do bolo-rei, ainda em fase de massa mole, e meteu-o dentro do forno. De lá de dentro saíam vozinhas dizendo coisas do género: “Mas que grande confusão. Ainda há pouco tinha forma de fava e agora olho para mim e vejo um brinde prateado” ou “ando eu a pedir para me fazerem em prata e agora não passo de uma rija e triste fava”.

O pasteleiro sentiu uma grande vontade de rir com a confusão que a sua amiga Fada do Natal acabara de criar para o ajudar e por achar inútil toda aquela discussão que prometia arrastar-se para além do que era razoável.

— Obrigado, Fada do Natal, pela preciosa ajuda que me deste. O que posso agora fazer para te compensar? — disse o pasteleiro.

— É simples. Faz chegar o bolo-rei ao seu destino, para que aqueles que o esperam não sejam prejudicados e, se tiveres outros bolos-reis que ninguém tenha comprado, fá-los chegar às mãos daqueles que não têm casa nem família — respondeu a Fada do Natal.

— Então a fava e o brinde?

— Ficarão assim até perceberem que, vistas do outro lado, as coisas são sempre diferentes do que imaginámos. Talvez assim se acalmem e deixem de te causar problemas inúteis.

 

José Jorge Letria

A Árvore das Histórias de Natal

Porto, Ambar, 2006




Hey, Tu Consegues!

 Inês Teixeira


Quem vê a Inês nas redes sociais não imagina que, por detrás daqueles olhos enormes e rasgados, se escondia uma menina tímida. Muito tímida, até. Se hoje sorri para as câmaras com o à-vontade de uma profissional, foi porque enfrentou os seus medos, inseguranças e preocupações. E houve muitas vezes em que o mundo parecia estar contra ela. Mas não desistiu! Acreditou. E é sobre este percurso de superação e concretização de sonhos que nos fala abertamente neste livro.

Das histórias da infância ao percurso profissional, passando pelos momentos mais difíceis da adolescência, a Inês vai levar-te numa viagem repleta de dicas e conselhos para venceres os teus medos e, quem sabe, seres o próximo sucesso das redes sociais.

Este é um livro que nos incentiva a gostarmos de nós como somos, um livro fundamental para todos aqueles que tentam ultrapassar as contrariedades que a vida lhes impõe.

 Faixa etária: jovem adulto


O Gnu e o Texugo

Cuidado com o vento

de Ana Pessoa 

Ilustração de Madalena Matoso

Cuidado com o vento

Às vezes vamos pelos ares.

O vento empurra-nos para novos lugares e nós lá vamos com ele. Foi o que aconteceu ao gnu e ao texugo nesta história. E foi também o que aconteceu a este livro, que andou às voltas e às voltas e ficou todo baralhado.

Quem estará do outro lado do vento?

Na verdade, nunca sabemos. Resta-nos esperar que esteja lá alguém muito simpático que acenda a luz e nos receba em sua casa.

Infantil (6 a 10 anos)


E viveram felizes para sempre... em palácios separados

Virgínia López e Inês Balinha Carlos

Viveram felizes para sempre… mas não juntos. A Branca de Neve e o Príncipe separaram-se! A filha, Violeta, não queria acreditar! Afinal, não era suposto ser um conto de fadas? E como é que tal podia acontecer no seu conto de fadas? O que era feito do final feliz e da promessa de E viveram felizes para sempre?

Os pais separaram-se, mas a princesa Violeta encontrou o seu final feliz… e tu também vais encontrá-lo!

Infantil (6 a 10 anos)


Aos Pais e Educadores

No final do livro, Inês Balinha Carlos, psicóloga, apresenta sugestões para os pais sobre a forma como devem comunicar às crianças que se vão separar e a que aspetos deverão estar atentos para garantirem o seu bem-estar e a sua felicidade nesta nova realidade. Porque, mesmo em palácios separados, cada um dos protagonistas tem direito a um final repleto de felicidade.


O Segredo do Rio

Miguel Sousa Tavares


Então, peixe, vamos fazer um acordo. Tu ficas a morar aqui, constróis a tua casa e fazes a tua vida. Mas ninguém pode saber que tu falas a língua das pessoas e que conversamos os dois. Se souberem que eu falo com um peixe, vão achar que sou maluco e tiram-me daqui. Ouviste?

Era uma vez um menino que morava no campo. Esse menino adorava o ribeiro que tinha perto de sua casa.

Nas noites de Verão, antes de ir para a cama, o menino ia para a beira do ribeiro.

Um dia, ouviu um barulho muito estranho…. Era um enorme peixe que saltava no ribeiro. O mais espantoso foi quando ouviu o peixe a falar. Então, começaram a ser amigos e guardaram segredo…

Esta é uma história de amizade entre um menino e um peixe. Um conto comovente sobre o poder do amor e do respeito pela natureza.

O Segredo do Rio é uma obra de leitura recomendada no 2º ciclo do Ensino Básico e referenciada no Plano Nacional de Leitura.  




O Leão que temos cá dentro
Rachel Bright


Não tens de ser grande nem valente para encontrares a tua voz.

Nem sempre é fácil ser pequeno. 

Mas quando o Rato parte em viagem à procura do seu rugido, descobre que até a mais pequenina criatura pode ter um coração de leão.

Uma história de coragem, valentia e amizade.

Livro Infantil (6 a 10 anos)


O Grande Livro das Histórias de Natal

Denise Despeyroux


Neste livro encontras onze histórias de Natal que podem ser lidas em qualquer época do ano e em qualquer dia ou noite que desejares, mas que têm outro sabor nesta quadra festiva porque, entre outras características, são as mais belas que já se escreveram ou contaram como narrativas populares.


O Estranhão

 O dia em que as vacas voaram

Álvaro Magalhães

Para onde vai o tempo perdido? Os cães têm uma vida secreta? Fred encontra as respostas para essas perguntas. E lida com um fantasma na fila dos bilhetes para um concerto, faz uma visita de estudo que corre mal e participa num concurso na televisão com um final inesperado. Por fim, descobre o seu lado negro: o Fred Malvado. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos... Mas parece que isso não é tarefa fácil para um Estranhão.

Álvaro Magalhães apresenta mais um livro desta coleção cheia de imaginação e estranhamente divertida.

Curiosos por o ler? Fácil: basta requisitá-lo nesta Biblioteca.

Divirtam-se!

Livro infantil (6-10 anos)


A Sinfonia dos Animais
 Dan Brown

O Rato Maestro está a preparar uma grandiosa surpresa sinfónica!

Consegues descobrir o que anda ele a planear? Procura as pistas que ele vai deixando em todas as páginas!

Estás pronto para uma grande aventura? Vem viajar pelos bosques e pelos mares com o Rato Maestro e os seus amigos músicos! Entre outros, vais conhecer uma grande baleia-azul, chitas velozes, escaravelhos minúsculos e cisnes graciosos - cada animal com o seu segredo para te contar e a sua música para escutar. Se ouvires com atenção as melodias da Sinfonia dos Animais, encontrarás cada um deles algures na música.

Nesta história, cada animal tem uma característica que o distingue e transporta um instrumento musical. Individualmente, podem não parecer muito importantes, mas em grupo tornam-se surpreendentes. Quando - conduzidos pelo Rato Maestro - se juntam numa orquestra, o resultado é uma sinfonia afinada e maravilhosa, em que todos os músicos e instrumentos se revelam imprescindíveis e se completam.

As ilustrações de Susan Batori são muito engraçadas, com pistas adicionais escondidas nas páginas e nos cenários, para aguçar a tua curiosidade.
Livro infantil ludodidático


A incrível fuga do meu avô

David Walliams 

Há muitos, muitos anos, o avô Bandeira foi um ás dos céus e herói de guerra. Mas quando começa a confundir a idade que tem e o tempo em que vive, é enviado para um lar.

A única pessoa capaz de o compreender é Jack, o neto. Juntos, embarcarão na maior aventura das suas vidas e planearão a mais ousada das fugas!

                                                                                                                

A forte ligação de avô e neto é tratada com toda a ternura e este livro promete conduzir os leitores em Spitfires, o avião de caça britânico mais famoso da Segunda Guerra Mundial, pelos céus de Londres.

Canela & Hortelã

Livro recomendado para o 6.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.


História de um gato e de um rato que se tornaram amigos
Luis Sepúlveda

Max vive em Munique com os seus pais e irmãos — e com Mix, o seu inseparável gato preto com uma mancha branca na barriga. Amigos desde a infância, quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo. Mix adora viver no novo apartamento. Mas quando Max começa a trabalhar e não pode estar tanto tempo em casa, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho.

Um dia, Mix ouve uns passinhos suaves vindos da despensa e descobre que há um ladrão a comer os cereais crocantes do dono. Esperto, Mix deixa-se ficar quieto e, de repente, com a rapidez de outros tempos, estica a pata e sente o corpo trémulo de um minúsculo ratinho. Mex, como é batizado, é um ratinho mexicano, muito medroso e charlatão. Mas os verdadeiros amigos apoiam-se um ao outro e juntos aprendem a partilhar o que de melhor têm dentro de si.
Baseado num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade.

As Aventuras de Tom Sawyer
 Mark Twain


Em “As Aventuras de Tom Sawyer” (1876), Mark Twain narra as aventuras de um jovem rapaz no Sul dos EUA, antes da Guerra da Secessão.

Tom vive com a sua tia Polly e o seu meio-irmão Sid na cidade de St. Petersburgo, nas margens do Mississípi. Em várias tropelias e aventuras, Tom e os seus amigos procuram tesouros em casas assombradas, escondem-se numa ilha deserta e anseiam ser piratas e ladrões. E quando Tom e Huck visitam à noite um cemitério, pois creem que tal passeio é uma cura milagrosa para as verrugas, e testemunham um assassinato, não têm outro remédio senão fugir de St. Petersburgo.

Obra clássica de Mark Twain, “As Aventuras de Tom Sawyer” é um dos mais vivos retratos das aventuras da infância e da juventude e conserva a sua frescura e vivacidade. 

Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.


O Monstro que Veio do Gelo
 David Walliams; Ilustração: Tony Ross

Em 1899, em plena época vitoriana,  Elsie, uma órfã que vive nas ruas de Londres, ouve falar do misterioso Monstro do Gelo - um mamute lanudo de 10 000 anos, encontrado e capturado no Pólo Norte, perfeitamente preservado no gelo, e que vai fazer parte da coleção do Museu de História Natural. Curiosa, a menina faz tudo para saber mais sobre ele. E não tarda a dar de caras com a criatura, sentindo de imediato um enorme afeto por ela.
Elsie embarca na aventura da sua vida, partindo de Londres e atravessando o alto mar, para ajudar o mamute a regressar a casa.
Na maior e mais épica aventura de sempre, David Walliams mostra que há heróis de todos os tamanhos e feitios.
Com um enredo cheio de aventuras, peripécias e imagens muito expressivas, este livro é muito divertido e transmite, ao mesmo tempo, um conjunto de valores morais importantes.
Há ainda um posfácio onde se poderá aprender mais sobre mamutes lanudos, bem como conhecer o verdadeiro espírito vitoriano.

História de um caracol que descobriu a importância da lentidão
LUIS SEPÚLVEDA


Os caracóis que vivem no prado chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, estão habituados a um estilo de vida pachorrento e silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais, e a chamar uns aos outros simplesmente «caracol». Um deles, no entanto, acha injusto não ter um nome e fica especialmente interessado em conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação dos outros caracóis, embarca numa viagem que o vai levar ao encontro de uma coruja melancólica e de uma tartaruga sábia, que o guiam na compreensão do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e o ajudam a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. (9-11)



Trincas - À procura do monstro

Emma Yarlett


Se adoras ler, toma cuidado! O TRINCAS também gosta muito de livros. Onde se esconde ele, desta vez?
Segue esta nova aventura com o TRINCAS, o monstro dos livros.
Junta-te a ele enquanto provoca o caos, encontra um dragão e faz um novo amigo...


O Cuquedo e os Pequenos Aprendizes do Medo
Clara Cunha



Um, dois, três Cuquedinhos, quatro, cinco, seis Cuquedinhos, sete, oito, nove Cuquedinhos, dez Cuquedinhos e mais!

São milhares e estão prontos para te assustar!

Esta é uma nova e divertida história de Clara Cunha com magníficas ilustrações de Paulo Galindro que vai deliciar os mais pequenos.

Idade-alvo: Até aos 6 anos.





O Segredo das Estrelas
Um conto de Natal
Lídia Valadares
Na sede das renas do Pai Natal, na Lapónia, reinava uma grande agitação.

Aproximava-se a época natalícia e havia que fazer todos os preparativos, com muito zelo e rapidez, para que tudo estivesse pronto na data exata.

Um majestoso trenó repleto de prendas aguardava a presença do Pai Natal e das suas renas para a viagem mágica que iam iniciar.
A excitação e a ansiedade aumentavam. Contudo, na hora da partida, algo aconteceu que provocou no Pai Natal uma certa dúvida: deveriam ou não realizar aquela viagem?

Será que, naquele ano, as casas não receberam a visita do Pai Natal?
As estrelas guardavam um precioso segredo…. Qual seria?

Embarca no trenó deste conto e, na companhia de renas muito engraçadas, desvenda os mistérios deste Natal.


Está uma cobra na minha escola!
David Walliams/Tony Ross

Uma história hilariante para os leitores mais jovens 

Está uma cobra na minha escola!, o mais recente livro de David Walliams publicado, é uma narrativa delirante de Walliams brilhantemente ilustrado pelo premiado artista Tony Ross.
Quando o Professor Alegre disse a todas as crianças que tinha chegado o Dia de Trazer o Animal de Estimação para a Escola não estava a contar que Miranda trouxesse uma cobra. Uma enorme e serpenteante jiboia de estimação que rapidamente se transforma na grande atração da turma! Pelo menos até à chegada da professora Fiúza, que não gostava muito de animais… nem de crianças.

Cheio de peripécias divertidas, este livro vai fazer as delícias dos mais pequenos (dos 3 aos 5 anos)!




Desde a publicação de Campeão de Saias, David Walliams escreveu já mais de 15 títulos para os mais jovens, das mais variadas extensões, e transformou-se numa das referências no que diz respeito à literatura juvenil: os seus livros venderam mais de 17 milhões de exemplares e estão traduzidos em mais de 46 línguas.

Foi também distinguido em três ocasiões com o único prémio inglês decidido por crianças, o The Red House Children’s Book Award.


O Cuquedo e Um Amor que Mete Medo
Clara Cunha e Paulo Galindro


O Cuquedo e um amor que mete medo é uma nova história da dupla de autores do enorme sucesso O Cuquedo que prometem continuar a causar furor entre os mais pequenos, trazendo uma sequela divertidíssima acompanhada de magníficas ilustrações.

Uma história maravilhosa que prende todas as crianças do princípio ao fim. 




  Livro recomendado 


Já Te Disse que Te Amo?
Trilogia Dimily - Livro 1
 Estelle Maskame


Eden, de dezasseis anos, vai passar o verão na Califórnia com a nova família do seu pai, numa tentativa de esquecer o drama que deixou em casa. Mas quando conhece Ella, a madrasta, e os seus três filhos, Eden mal sabe o que a espera. O filho mais velho de Ella, Tyler Bruce, é um autêntico bad boy: sedutor, egocêntrico, violento... Eden não o suporta. Mas com o passar do tempo, Eden descobre nele uma grande fragilidade, consequência de um passado difícil. Ao tentar perceber a verdade sobre Tyler, Eden dará por si a apaixonar -se pela única pessoa por quem isso não devia acontecer...
(Jovem adulto)


Carolina N.º 2
Porquê?! Mas… Porquê?!
 Patrícia Reis


O verão está à porta e apetece tudo menos estudar. Só que estão aí os exames nacionais e chumbar não é opção. É preciso ter amigos a sério e um coração de ferro para resistir a tantos baldes de água fria. A vida de Carolina dava um filme (pelo menos é o que ela acha). Será que vai conseguir ultrapassar estes dias loucos e chegar a salvo aos 18 anos? Já só faltam 1180 dias!

A coleção de livros que as adolescente adoram ler!


O novelo de emoções
Elizabete Neves


O novelo de emoções desenrola-se em torno de uma menina que não sabe o que se passa com ela, pois sente algo que não consegue explicar. O seu amigo Sukha,  através de um novelo de lã imaginário, constituído por cinco fios de cores diferentes, todos misturados, correspondendo cada um a uma emoção primária, vai demonstrar que o que ela sente são emoções. Com exemplos do seu dia a dia, Sukha vai ensinar Marta a reconhecer as emoções, que não são boas nem más, mas que nos transmitem sempre uma mensagem. Cabe a cada um de nós descobrir qual é!
Um livro cativante que ajuda a explicar, de forma simples, às crianças, aquilo que sentem e como o podem expressar.


Coragem e Sininho
A Fantástica História de Carolina
 Rosabela Afonso


Este livro aborda, de forma simples, resumida e ilustrada, a biografia de Carolina Beatriz Ângelo que contribuiu de forma empenhada para os valores republicanos.

Este é um dos seis volumes que constituem a Coleção "AS MULHERES E A REPÚBLICA" que apresenta, volume a volume, o percurso e os valores defendidos e praticados por mulheres tão diferentes como Carolina Beatriz Ângelo, Adelaide Cabete, Maria Veleda, Ana de Castro Osório, Angelina Vidal e Emília Sousa Costa, as quais estavam, afinal, unidas por uma preocupação comum - a busca de um mundo novo e melhor, a procura de um caminho para a felicidade.



O Crocodilo do Nilo
Carla Garrido


Já imaginaste uma amizade entre um crocodilo e um grilo…???

Embarca então nesta aventura e viaja com eles ao longo do Deserto, conhece as Pirâmides e descobre Tesouros escondidos há milhares de anos…!

Uma história repleta de surpresas e emoções, onde a Gratidão, o Companheirismo e a Amizade são os valores mais importantes.

(Dos 4 aos 6 anos)



O divertido livro das boas maneiras
Philippe Jalbert


Este livro é para todos os que querem aprender ou relembrar as boas maneiras... crianças e não só... de forma muito divertida!


Eu Quero o Meu Papá!
Tracey Corderoy


Há dias em que precisamos mesmo do nosso papá! Pois para o Artur, esse era um desses dias! Quando o seu castelo se desmorona e não há forma de o manter de pé, quando faz um dói-dói e parece que há até monstros no lago… Nesses momentos, pela ajuda e conforto como mais ninguém consegue dar, há apenas uma solução… gritar bem alto: —Eu quero o meu papá!

Uma boa história para fortalecer os laços entre Pai e Filho, mostrando a importância de estar sempre presente.




Porque é Que os Animais não Conduzem?
 Pedro Seromenho


Queres saber porque é que o dinossauro, a toupeira, o papagaio e muitas outras criaturas não podem conduzir?!
Então entra neste livro e deixa-te guiar por um mundo divertido de animais que parecem pessoas reais. Sem regras nem sinais as estradas são uma selva e os perigos muitos mais. Boa viagem... em segurança!

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.




Carolina N.º 1
Contado… Ninguém Acredita!
Patrícia Reis


A vida aos 15 anos não é fácil. Principalmente quando se descobre que se está a ser seguida, via GPS, pelo pai. Assim começa esta divertida aventura de Carolina, uma adolescente de 15 anos que adora as suas amigas, gosta da madrasta (mas convém que a mãe não saiba) e está apaixonada pelo Manuel João. Acham que está aqui tudo? Não. Este é só o início de uma história repleta de acontecimentos, amores, desamores, ilusões e aventuras. Bem-vindo ao mundo de uma adolescente!


Feliz Natal Lobo Mau
Clara Cunha


O Lobo Mau foi procurar o Capuchinho Vermelho, mas encontrou o Pai Natal. Será que merece um presente?

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

Pedro Alecrim
 António Mota


Este livro narra a vida de Pedro Alecrim que reparte os seus dias entre a escola, as brincadeiras com os amigos e o trabalho no campo para ajudar a família. Pedro gosta de andar na escola, embora se interrogue sobre a utilidade de algumas matérias e nem sempre aprecie o feitio de alguns professores. Os dias vão passando, com sonhos, alegrias e tristezas. O autor leva-nos à aldeia do menino cujo nome nos lembra o cheiro do campo, dando-nos a conhecer as suas rotinas e as dificuldades de quem tem de trabalhar no duro após as aulas e só à noite consegue fazer os deveres. A morte do pai alterará tudo e Pedro passa de jovem a homem.

Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças 1990.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.




Não Gosto de Salada!
Tony Ross


Certo dia, uma princesinha traquina foi presenteada pelo cozinheiro do palácio com uma salada do chefe para o almoço, mas ela não gostava de salada - especialmente de tomate.  Então, engendrou um plano para levar avante a sua vontade: não comer a salada. Mas quando lhe deram sementes para ela própria plantar e viu os primeiros rebentos do seu tomateiro a despontar, mudou de ideias!

Livro engraçado, estimula as crianças a experimentar comida que dizem não gostar. Útil para incentivar a alimentação saudável.

Mais uma história da série A Princesinha que, fazendo rir, se revela muito educativa.




PLANTAR UM BEIJINHO
Amy Krouse Rosenthal


A menina jamais poderia imaginar que um pequeno ato de amor se pudesse transformar em algo tão especial e deslumbrante, mas foi o que aconteceu nesta história maravilhosa sobre a vida, a generosidade e a partilha. 

Recomendado para crianças até aos 6 anos.



A Bruxa Cartuxa no Hotel Assombrado
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


Quando a Bruxa Cartuxa soube que havia um hotel de luxo com fama de estar assombrado ficou a morrer de curiosidade. Seria mentira? Seria verdade? E se fosse? Quantos fantasmas andariam por lá? Podia ser só um ou podiam ser vários. O primo Eco achou que a notícia era inventada, porque há pessoas que adoram sustos e talvez assim aparecesse mais gente a reservar quartos. Mas a Cartuxa duvidava e convidou-o para irem até lá. O que vieram a descobrir foi realmente emocionante.

Entra, sem medo, nesta aventura e participa também na descoberta da Bruxa Cartuxa.
(6 a 10 anos)


Castanho & Branco
Manuela Ribeiro


"Este livro não é uma história com princípio, meio e fim, mas sim um ponto de partida para que pais e educadores debatam com os mais pequenos temas tão importantes como a igualdade, a cooperação e a amizade. Poderá ter especial aplicação ao nível do ensino pré-escolar."

Fonte: www.textiverso.com




Público-alvo: JI, Pré e 1º ciclo


Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes
 Elena Favilli


Com estas Histórias de adormecer para raparigas rebeldes, as raparigas mais apaixonadas, independentes e decididas poderão adormecer embaladas pelas histórias de vida inspiradoras de 100 mulheres que mudaram o mundo. Com a sua inteligência e determinação, estas mulheres extraordinárias ficaram na história da Humanidade por terem tido a audácia de sonharem com um mundo onde o género não define fronteiras e onde ser mulher é ter uma voz e a força necessária para a erguer.

Do talento de Frida Kahlo à liderança de Cleópatra, passando pelo ativismo de Malala e pelo génio visionário de Ada Lovelace, estas são as vidas que entusiasmam raparigas no mundo inteiro e nos reforçam a esperança num mundo mais justo, igualitário e belo.


A Rapariga do Casaco Azul
 Monica Hesse

A Rapariga do Casaco Azul é o primeiro romance histórico para jovens adultos de Monica Hesse e é também a estreia da autora em Portugal.

Amesterdão, 1943. Enquanto a Europa é engolida pelo véu nazi, Hanneke percorre diariamente as ruas da cidade. Com apenas 18 anos, ela consegue arranjar os bens raros que as pessoas procuram no mercado negro: chocolate, café, tecidos… Pequenos pedaços de normalidade, preciosos em tempos de conflito. E Hanneke fá-lo apenas por dinheiro! Não há espaço para bondade num mundo devastado por uma guerra que lhe roubou a vida e os sonhos.

Até ao dia em que uma das suas clientes lhe faz um pedido tão perigoso quanto desafiante: que encontre a pequena Mirjam, uma rapariga judia que a senhora mantinha escondida em casa. A única pista que Hanneke tem é que, no dia em que desapareceu, Mirjam vestia um casaco azul.

Contrariando o seu instinto, Hanneke decide procurar a rapariga. O que ela não sabe é que, ao procurar a pequena Mirjam, vai reencontrar uma parte de si mesma, aquela que Hanneke pensava ter sido completamente destruída com o som das primeiras bombas.

Uma história poderosa e envolvente.
Um livro imperdível e multipremiado.

A Incrível Fuga do Meu Avô
David Walliams


Há muitos, muitos anos, o avô Bandeira foi um ás dos céus e herói de guerra. Mas quando começa a confundir a idade que tem e o tempo em que vive, é enviado para um lar.

A única pessoa capaz de o compreender é Jack, o neto. Juntos, vão viver a maior aventura das suas vidas e planear a mais ousada das fugas!

Esta é a história de uma amizade inquebrável entre um neto e o seu avô que deveria ser lida por todos, inclusive pelos mais velhos, que muitas vezes abandonam simplesmente os seus progenitores em casas de repouso.

Uma obra envolvente e… divertida! A não perder!



Onde Estás, Caracol?
 Susanna Isern


Certo dia, a Lagartixa encontra, casualmente, o Caracol, o que lhe provoca um autêntico amor à primeira vista. Então, decide ir procurá-lo todos os dias. Porém, tal como em tantas outras histórias clássicas de amor, a relação entre o Caracol e a Lagartixa parece impossível. Se, noutras situações, os obstáculos aparecem por os protagonistas pertencerem a classes diferentes, neste caso, trata-se de espécies díspares: o Caracol não pode andar ao sol, porque fica seco, e aguarda que comece a chover escondido dentro da sua concha. Pelo contrário, a Lagartixa adoece se se molhar. Devido a estas circunstâncias, as dificuldades para se poderem encontrar apresentam-se irremediáveis, ao serem contraproducentes para ambos. Contudo, o amor vence todas as barreiras.


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.


Ser Quem Sou
de Margarida Fonseca Santos


Crescer é um desafio enorme. Mas, às vezes, é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu.

Aquelas férias, em que os primos iam estar todos juntos — a Matilde, o João Pedro, o Jorge e o Vicente —, prometiam ser divertidas e fantásticas. De repente, a discussão instala-se em redor da Matilde e dos seus pais, que a querem forçar a escolher um curso do Secundário que não lhe interessa. E esta não é a única prima com problemas por desvendar e por resolver. Também o João Pedro receia a reação dos seus pais quando lhes revelar a sua orientação sexual.

Ainda assim, aquelas serão as melhores férias de sempre, porque, entre discussões, partilhas e cumplicidades, cada um tem a coragem de assumir ser quem é e revela abertura para aceitar as diferenças dos outros. Esta história Ser Quem Sou podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.


O Universo nos Teus Olhos
 Jennifer Niven



Libby, outrora a rapariga mais gorda da América, conseguiu finalmente ultrapassar o desgosto causado pela morte da mãe e está pronta para voltar a viver. 

Jack é o típico rapaz popular do liceu, no entanto tem prosopagnosia e não consegue reconhecer caras. 

Quando o destino os une a solidão que cada um sente dá lugar a sentimentos muito diferentes… Uma história de superação e de um amor verdadeiro e invulgar que nos devolve a esperança no mundo, em nós e no outro.

Da autora de Fala-me de um dia perfeito, este romance direcionado aos leitores jovens é a nossa sugestão de leitura para as férias.


O Tubarão na Banheira
de David Machado 


Imagina que tens um tubarão numa banheira. Mas este tubarão mais ou menos bem comportado também anda de carro e vai à escola. Parece mentira?  Descobre o que acontece a um menino e a um avô que um dia resolvem ir à pesca para encher um aquário vazio, perdido entre os objetos do sótão. Mas o peixe que morde o isco não é bem o que estavam à espera… E agora? o desfecho será catastrófico ou absolutamente fenomenal? Descobre com este livro repleto de imaginação e humor.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.


Harry Potter e os Talismãs da Morte
 J. K. Rowling

J. K. Rowling é a autora da série bestseller Harry Potter, com sete livros publicados entre 1997 e 2007, que venderam mais de 450 milhões de exemplares em todo o mundo, em mais de 200 países, traduzidos para 74 línguas e que deram origem a oito grandes produções cinematográficas. 
É neste sétimo volume que Harry Potter irá travar a mais negra e perigosa batalha da sua vida. Dumbledore reservou-lhe uma missão quase impossível - encontrar e destruir os Horcruxes de Voldemort... Nunca, em toda a sua longa série de aventuras, o jovem feiticeiro mais famoso do mundo se sentiu tão só e perante um futuro tão sombrio. Chegou o momento do confronto final - Harry Potter e Lord Voldemort... nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver... um dos dois está prestes a acabar para sempre... Os seus destinos estão misteriosamente entrelaçados, mas apenas um sobreviverá... 

Numa atmosfera apoteótica e vibrante, Rowling desvenda-nos, por fim, os segredos mais bem guardados do universo fantástico de Harry Potter e deixa-nos envoltos, talvez para sempre, na sua poderosa magia. Este sétimo volume tem sido considerado pelo público e pela crítica como o melhor de toda a série de Harry Potter.
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
6º Ano de escolaridade

Somos Amigos?
Anabel Fernández Rey

«— Não quero comer legumes. Tu, que és tão comilão, ajudas-me? / — Quero chegar muito alto. Tu, que tens tanta força, ajudas-me?»

Dirigido a pré-leitores e primeiros leitores, Somos amigos? é um livro que aborda a construção da amizade entre um menino e um urso: duas personagens à partida muito diferentes, mas que irão complementar-se ao ajudarem-se mutuamente.

A autora e ilustradora colabora em programas onde a educação, a comunicação e a expressão artística envolvem crianças.

Somos amigos? recebeu a menção honrosa do VII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados.


O Estranhão

ÁLVARO MAGALHÃES


Fred, o Estranhão, é um rapaz de 11 anos, com um Q.I. acima da média, que conta a sua estranha vida (a família, a escola, os amigos, os amores), com palavras e desenhos, enquanto reflete sobre tudo o que o rodeia.
O seu grande desafio é viver uma vida normal, sem sobressaltos, e chega a fingir que é estúpido para não ser incomodado pelos que fingem ser inteligentes. Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão.
Um livro cheio de humor e de peripécias divertidas!
Requisita-o na Biblioteca e, se gostares, há mais títulos desta coleção à tua espera.
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.


Poesia para todo o ano
 Seleção e prefácio de Luísa Ducla Soares

 Luísa Ducla Soares selecionou os poemas que integram Poesia para todo o ano, uma antologia organizada de acordo com os temas abordados no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Esta coletânea é certamente uma bela iniciação à poesia, constituindo, também, um apoio para professores e encarregados de educação. Inclui poemas de todos os livros presentes nas Metas Curriculares de Português para este nível de ensino.

Através dos mais reconhecidos poetas do passado e contemporâneos, abrange temáticas abordadas nos quatro primeiros anos de escolaridade, procurando estimular o prazer de ler e o gosto pela poesia e pela língua portuguesa.
Esta antologia aborda assuntos como, por exemplo, a natureza, o corpo humano, a História de Portugal, as festividades, entre outros.  E inclui a indicação do nível de dificuldade de cada poema e respetiva recomendação do ano de escolaridade a que se destina.
Cada um dos doze capítulos é ilustrado por um artista diferente, facto que permite o acesso a uma grande variedade estética.

No mês em que se celebra mundialmente a poesia, uma boa sugestão para aprenderes, divertindo-te.

Visita a Biblioteca e leva este livro contigo.


Coisas que não há que há

Uma coisa que me põe triste
é que não exista o que não existe.
(Se é que não existe, e isto é que existe!)
Há tantas coisas bonitas que não há:
coisas que não há, gente que não há,
bichos que já houve e já não há,
livros por ler, coisas por ver,
feitos desfeitos, outros feitos por fazer,
pessoas tão boas ainda por nascer
e outras que morreram há tanto tempo!
Tantas lembranças de que não me lembro,
sítios que não sei, invenções que não invento,
gente de vidro e de vento, países por achar,
paisagens, plantas, jardins de ar,
tudo o que eu nem posso imaginar
porque se o imaginasse já existia
embora num sítio onde só eu ia…

Manuel António Pina, in Poesia para todo o ano

Ser Rapaz: Tudo Sobre a Adolescência!

James Dawson


Um guia para a adolescência!

Apareceu-te uma borbulha no nariz? A tua barba são apenas alguns pelos? Um bully empurrou-te na cantina?

A tua roupa foi escolhida pela tua mãe?

Como podes ser fixe ainda assim?

Todos sabemos que a adolescência é tramada. E as emoções, as hormonas, as redes sociais, as experiências e as paixões de verão deixam qualquer um louco. Este guia tem algumas respostas de que precisas para ultrapassar esta fase complicada e confusa da tua vida.
Neste livro, encontras 100% de frontalidade (mesmo naqueles assuntos que tens vergonha de perguntar aos mais velhos).

Procura-o na Biblioteca e vais viver os melhores anos da tua vida!

Ser Rapariga
Tudo Sobre a Adolescência!

 Hayley Long
A adolescência é uma época meio estranha, não achas?

São momentos esquisitos e inesperados, como quando sentes borboletas no estômago ou aquelas dores de barriga inexplicáveis.
E depois há que saber escolher a roupa certa para aquela saída especial, uma SMS que não chega, a amiga que é cada vez menos amiga…

Este livro é para ti! É o guia de que precisas para descobrir tudo sobre a adolescência: hormonas, moda, amizade, amor ou mesmo a «primeira vez». Este livro existe para que não passes sozinha por nenhum desses momentos assustadores.

Porque ser rapariga tem de ser o máximo!
Um guia feito a pensar em todas as adolescentes.

Laura à Procura do Pai Natal
 Klaus Baumgart


Laura e o seu irmão Pedro veem o Pai Natal da janela de sua casa. Saem a correr, atrás dele, mas acabam por ver não só um, como dois, três,... vários Pais Natal no centro comercial! O Pedro está convencido: nenhum é verdadeiro.

"O Pai Natal não existe!"
A Laura quer ajudar o Pedro a voltar a gostar do Natal. Mas como? Ela própria já não tem a certeza se acredita no Pai Natal. 
Felizmente, ela tem a sua amiga Estrela, que a pode ajudar...


Descobre como, lendo ou pedindo que te leiam esta maravilhosa história de Natal. 
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o Natal na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º ano.



O Voo do Golfinho
 Ondjaki
 Ilustração: Danuta Wojciechowska

E se todos tivéssemos o dom de mudar de corpo ao longo da vida? E se voar fosse mesmo possível para todos os que sempre desejaram ter asas? Esta é a estória de um golfinho que queria ser passarinho…
Procura este livro na Biblioteca e dá asas à tua imaginação…



Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

O Menino que não Gostava de Sopa

 Cidália Fernandes

Apesar das insistências da mãe, Joãozinho recusava-se a comer a sopa. Então, um dia, quando ele olhava tristemente para o prato, um nabo, uma cenoura e uma couve verdinha resolvem falar-lhe da importância de comer legumes para crescer de uma forma saudável.  Imagine-se o espanto da mãe, quando, passado algum tempo, o Joãozinho lhe entrega o prato vazio e lhe pede mais sopa!
Uma história interessante para leres sozinho ou com os teus amigos e descobrires a importância dos legumes para a tua saúde.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o corpo humano/saúde na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.


Para Maiores de Dezasseis
 Ana Saldanha

O tema central do livro, embora delicado, é extremamente atual: uma rapariga de 15 anos que se envolve com um homem de 29 anos. A protagonista feminina, Dulce, é uma "Lolita" do século XXI: rapariga adolescente, antes uma criança gordinha, que se reinventa fisicamente mas que altera também o seu interior para se adaptar às pessoas com as quais se cruza. Emocionalmente uma criança, mas com corpo de mulher, utiliza o poder que a sociedade lhe dá para seduzir um homem adulto sem pensar nas consequências. O protagonista masculino, Eddie, sente o medo de ser apanhado em falta e a ilegalidade da situação, mas está viciado na excitação, no perigo e na adoração dela.
Um romance de superior qualidade literária sobre um tema candente, que encara os problemas de frente ao mesmo tempo que foge aos estereótipos.

Para ti, que já és adolescente e começas a viver novas experiências.
Procura-o na Biblioteca.
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.


O Adeus a Zoë

Alyson Noël


A Echo é uma adolescente de 15 anos que tenta viver o seu dia-a-dia como estudante numa nova escola, sem ficar traumatizada com os problemas com os namorados, os dramas das amigas e as questões escolares. E, como se isto não bastasse, está ainda a recuperar do assassínio da sua irmã Zoë, uma tragédia que mudou a sua vida por completo. Quando o antigo namorado de Zoë lhe entrega o diário da irmã, a Echo pensa que não há lá nada que ela já não saiba, mas, à medida que vai cedendo à curiosidade e o vai lendo, descobre que a sua irmã guardava um segredo que ninguém poderia imaginar, nem mesmo ela. 


O Rapaz Milionário

DAVID WALLIAMS



O Joe tem vários motivos para ser feliz. Milhões deles, até.

É que o Joe é muito, muito rico… Mas mesmo muito rico. Tem uma pista de Fórmula 1, um cinema em casa e um orangotango como mordomo! É o rapaz de 12 anos mais rico do país.

Sim, o Joe tem tudo com que sempre sonhou. Exceto uma coisa…
Um amigo.


Uma nova aventura hilariante e comovente.

O Livro dos Dias

 José Jorge Letria


Quase todos os dias há, no nosso calendário, datas para celebrar que têm significado nacional e internacional e que nos ajudam a ser melhores cidadãos. De forma poética, o autor escreve sobre o que representam esses dias e sobre o modo como eles nos podem tocar e mobilizar para causas e valores. Cada poema vale por si, mas o conjunto tem o valor de um olhar sobre as coisas que vale a pena lembrar, nas datas certas, e que podem tornar este mundo melhor.


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Trincas - O Monstro dos Livros

Emma Yarlett


TRINCAS, o MONSTRO devorador de livros, trincou tanto que saiu do seu próprio livro, e agora está a provocar o caos em histórias bem conhecidas.


Este monstrinho é um grande malandro!


O que será?! Só lendo, descobrirás!


E não é que ele decidiu fugir? E agora? Vamos procurá-lo! Precisamos de o encontrar!
CUIDADO! Protege os teus livros!

Uma história muito engraçada que vais adorar!
Requisita-a na nesta Biblioteca.

Faixa etária: dos 3 aos 6 anos



A Grande Prova
Livro 1

de Ana Galán


“A Grande Prova” é o primeiro volume da coleção infantil Mondragó – nome de um dragão distraído que não pode voar e passa a vida a espirrar, deitando fogo pelo nariz, e que tem por companheiro de aventuras um menino de 11 anos, Cale.
Neste primeiro livro, Cale faz onze anos e, como já é tradição na aldeia de Samaradó, o dragoeiro António vai atribuir-lhe um dragão e uma prova que terá de superar: levar o dragão ao seu castelo antes que a lua atinja o seu ponto mais alto. Mas Mondragó não é exatamente aquilo que Cale esperava: é demasiado grande, distrai-se constantemente e, para além disso, é incapaz de voar! Com um dragão assim… como conseguirá superar a prova? Afortunadamente, Arco, Casi e Mayo, os seus melhores amigos, vão percorrer com ele um trajeto cheio de perigos e aventuras. Juntos, enfrentarão o diabólico Murda, os dragões assassinos dos seus pais e o misterioso alcaide Wickenburg. Que estranho objeto leva Mondragó na boca quando sai do castelo em debandada? Conseguirão sair dali com vida e chegar a tempo ao castelo de Cale?

Procura este livro na Biblioteca e diverte-te a encontrar as respostas a estas perguntas.

Destinado a crianças a partir dos oito anos.


Conversas com Versos

de Maria Alberta Menéres, Géninha Melo e Castro, Mariana Melo


Maria Alberta Menéres, com a sua imaginação, conversa em versos, inventa mundos, imagens e amigos, inventa perguntas e respostas, transporta a sua Poesia para o mundo das crianças eternas, e no tempo interno de cada uma provoca um espanto novo. São pequenas histórias a rimar, embelezadas pelos bonecos que moram nas suas páginas. Uma formiga que é um F, o gafanhoto saltarinho, o cão canzarrão são alguns dos protagonistas destes versos em que as palavras ganham ritmo e fazem música.
Três gerações participam nesta nova edição: mãe, filha e neta. Maria Alberta Menéres escreve, Géninha Melo e Castro canta, Mariana Melo ilustra.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura orientada no 1.º ano.

Excerto:

TIMIDEZ

O bicho-de-conta
Faz de conta, faz
Que é cabeça tonta
Mas lá bem no fundo
Não é mau rapaz.


Se a gente lhe toca,
Logo se disfarça:
Veste-se de bola.
Por mais que se faça
Não se desenrola.

Lá dentro escondendo
Patinhas e rosto
É todo um segredo:
Se eu fosse menino
Comigo brincava
Sem medo, sem medo.

Maria Alberta Menéres, Conversas com Versos, 2015



A Rapariga Rebelde: Aventuras na Escola

Enid Blyton



Quem disse que ser rebelde é fácil? Elizabeth é uma miúda bonita, mas muito mimada e egoísta. Quando é obrigada a ir para um colégio interno, decide que vai ser a aluna mais problemática que já alguma vez por lá passou. Só assim poderá ser expulsa e voltar para casa. Mas Elizabeth cedo percebe que ser rebelde não é tão simples como pensava. Aventuras na escola que, afinal, revelam uma rapariga com um grande coração.

Sisters: O coelho das neves
 Christophe Cazenove


Para os bonecos de neve devia ser inverno todos os dias! Um par de luvas, um gorro, um cachecol e uma boa quantidade de neve e temos o jogo mais simples do mundo. Mas para Wendy e Marine, um jogo acaba sempre por ser um desafio: quem fará a escultura mais bonita? O concurso transforma-se então numa verdadeira batalha.
Uma boa história para ler nestes dias frios de inverno.

BOM ANO 2016!
BOAS LEITURAS!


O Grande Livro das Histórias de Natal
Denise Despeyroux


São onze histórias de Natal que podem ser lidas em qualquer época do ano e em qualquer dia ou noite que desejares, porque, entre outras caraterísticas, são das mais belas que já se escreveram ou contaram como narrativas populares.
De Andersen, podes ler neste livro "A pequena vendedora de fósforos" e "O pinheiro"; de Dickens, o "Conto de Natal"; de Hoffmann, "O quebra-nozes"; de Henry, "O presente dos Reis Magos"; de Twain, "Carta de Santa Claus"; e, de Tchekov, "Vanka".

Encontras também contos populares que te surpreenderão, como "A bruxa Befana e os três Reis Magos", "O milagre da estrela de natal", "A lenda de Santa Claus" e "A lenda dos Kallikantzaroi".

Feliz Natal e felizes leituras!

O Planeta Azul

Luísa Ducla Soares


Este mês, a nossa sugestão de leitura é O Planeta Azul.

Mas, afinal, de que planeta falamos?

Já adivinharam! O Planeta Azul está bem perto, debaixo dos nossos pés: é a Terra, bela e original, diversa e cheia de magia, sempre capaz de nos fazer refletir e deslumbrar.

No entanto, a Terra também está sujeita a muitos perigos como a poluição, os incêndios, a falta de água e outros.

Salvar o nosso Planeta é responsabilidade de todos: crianças e adultos.

Neste livro, a autora oferece-nos um conjunto de poemas sobre diversos temas relacionados com o planeta que habitamos.


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para alunos do 5º e 6º ano sem hábitos de leitura, destinado a leitura orientada.




O Pássaro da Cabeça
e mais versos para crianças

 Manuel António PinaIlda David'


O Pássaro da Cabeça reúne diversos poemas infantis de Manuel António Pina, incluindo alguns publicados em outros livros seus, acompanhados pelas magníficas imagens realizadas pela pintora Ilda David.


Estes e outros versos, acompanhados das mais belas pinturas, vão transportar-te para um mundo de imaginação onde só tu poderás chegar…


Plano Nacional de Leitura 
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade II.



Duarte e Marta - O Golpe dos Traficantes

 Maria Inês AlmeidaJoaquim Vieira


«Estas são as histórias de mistério, intriga e acção que todos os jovens gostam de ler, mas actualizadas para o século XXI» – palavras de Joaquim Vieira (JV), que, em parceria (e sintonia) com Maria Inês Almeida (MIA), se envolveu numa grande aventura, a criação de uma coleção de livros de ficção para jovens - Duarte e Marta.

Os autores apresentam, assim, os seus heróis:

«São dois jovens, um rapaz e uma rapariga, colegas de turma, que vivem em Lisboa (embora ele venha do Porto) e que, devido à sua generosidade e predisposição para ajudar os outros e resolver problemas com que deparam, acabam envolvidos em aventuras que os vão aproximar como amigos.

O Duarte e Marta gostam de música, têm curiosidades, os seus próprios interesses (a Marta por exemplo colecciona selos personalizados), gostam de estar com amigos, têm Facebook e têm um sentido de justiça e ideias muito concretas: acham que é preciso lutar pelas coisas em que acreditam, com noções de ajuda aos outros e de solidariedade. Estão também muito virados para os aspectos práticos da vida e, nessa medida, são bons a resolver problemas concretos. Ambos sabem que uma boa amizade pode ser tão forte como um primeiro amor.»

Em Duarte e Marta - O Golpe dos Traficantes, o barco onde viajavam Duarte, Marta e alguns amigos, durante um passeio a uma ilha algarvia, é roubado por traficantes. Os dois jovens seguem uma pista para tentarem descobrir o paradeiro dos ladrões. Só que, no meio desta aventura, ficam cercados por gente com más intenções, e então tudo se vai complicar…

Já te sentes interessado em ler este livro? Então, procura-o nesta biblioteca. 

Avozinha Gângster

 David Walliams


O nosso herói, Ben, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó. Que seca! É a avozinha mais aborrecida de sempre: só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. Mas há dois segredos que Ben desconhece:
• A sua avozinha é uma famosa ladra de joias.
• E toda a vida sonhou roubar as Joias da Coroa inglesa, e agora precisa da ajuda de Ben…

Se tens uma avó que só pensa em dormir quando tu te queres divertir, então este livro é para ti.
Uma leitura divertida, com um final inesperado. A não perder!
Faixa etária: dos 11 aos 14 anos



O Segredo da Pimpona

Maria Carolina Pereira Rosa


Pimpona era uma galinha branca, grande, bonita, boa poedeira, mas tinha um grande defeito: era muito, muito vaidosa. Sonhava ver-se cheia de penas brilhantes e coloridas! Chegou a enfeitar-se com rendas, fitas e laços de cores garridas e até mesmo a pintar-se inteirinha. O Segredo da Pimpona conta as peripécias que esta galinha tonta viveu quando resolveu fugir da quinta da Dona Balbina. Nem imaginam as venturas e desventuras que Pimpona viveu na sequência desta sua fuga! Chegou até a ser artista de circo!

As respostas estão todas neste livro cheio de cor e humor.



Poemas com asas

Jorge de Sousa Braga, Cristina Valadas


Em Poemas com Asas, o mundo dos animais aproxima-se cada vez mais de nós, entrando pelo domínio do imaginário e do fantástico. Nestes poemas nascem asas: as asas que fazem voar os animais, as asas dos animais que geralmente ficam em terra e as asas da nossa imaginação que voa para além dos poemas que aqui lemos. Belissimamente ilustrado por Cristina Valadas, é um “dicionário a brincar” do mundo animal.

EXCERTO
«Deus criou a mosca
Num momento de inspiração
Mas depois esqueceu-se de nos dizer
Por que razão».




POEMAS de CRESCER

Maria da Conceição Vicente


Nos 35 poemas deste livro, a temática - como se conclui a partir do título - desenvolve-se em redor de algumas das questões próprias da adolescência e juventude: o medo; a relação com a família, os colegas e os amigos, os segredos e os amores; o crescimento; as borbulhas; a verdade e a mentira; os livros e a leitura; as contas da vida; as perguntas; as viagens; as travessuras; a liberdade e as escolhas… A vida!  De uma forma livre, e, muitas vezes, na primeira pessoa, estes poemas questionam e inquietam. Fazem crescer.


Sisters: Trabalho de Grupo

Christophe Cazenove, William


A Marine está desejosa de ir aos bosques passear e, embora não tenha nada para lá ir fazer, consegue introduzir-se no grupo de amigas da sua irmã. Até que um sorteio a nomeia como a chefe do grupo… O dia anuncia-se muito, muito mau para Wendy! Foi assim que um simples trabalho de escola se transformou numa sessão de batatada entre as duas irmãs!

Diverte-te com as peripécias desta história e, como bónus, podes ler uma segunda história.


O Mistério do Príncipe Desaparecido
Enid Blyton


O príncipe Bongawah desapareceu da colónia de férias e só há uma pista: dois bebés gémeos! Será que o príncipe foi raptado? Este é um mistério para detetives de calibre como os Cinco Descobridores, que mais uma vez contam com a ajuda do Mané, o sobrinho do Sr. Goon.

Enid Blyton, de nacionalidade inglesa, é autora de muitos livros de aventuras para crianças e adolescentes. Escreveu histórias que ficaram para sempre no imaginário dos portugueses, como Os Cinco ou Os Sete, e criou personagens que ainda hoje fazem parte do nosso quotidiano, como o nosso amigo e tão conhecido Noddy.

O Mistério do Príncipe Desaparecido é uma aventura empolgante, com muito para descobrir!

Bom Ano e Boas Leituras!



A Noite de Natal
 Sophia de Mello Breyner Andresen

A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal. 


Joana tinha nove anos e já tinha visto nove vezes a árvore do Natal. Mas era sempre como se fosse a primeira vez. Da árvore nascia um brilhar maravilhoso que pousava sobre todas as coisas. Era como se o brilho de uma estrela se tivesse aproximado da Terra. Era o Natal. E por isso uma árvore se cobria de luzes e os seus ramos se carregavam de extraordinários frutos em memória da alegria que, numa noite muito antiga, se tinha espalhado sobre a Terra. (...)
E Joana foi à cozinha. Era a altura boa para falar com a Gertrudes.
— Bom Natal, Gertrudes — disse Joana.
— Bom Natal — respondeu a Gertrudes. Joana calou-se um momento. Depois perguntou:
— Gertrudes, aquilo que disseste antes do jantar é verdade?
— O que é que eu disse?
— Disseste que o Manuel não ia ter presentes de Natal porque os pobres não têm presentes.
— Está claro que é verdade. Eu não digo fantasias: não teve presentes, nem árvore do
Natal, nem peru recheado, nem rabanadas. Os pobres são os pobres. Têm a pobreza.(...)
— Amanhã vou-lhe dar os meus presentes — disse ela. Depois suspirou e pensou:
«Amanhã não é a mesma coisa. Hoje é que é a Noite de Natal.»
Foi à janela, abriu as portadas e através dos vidros espreitou a rua. Ninguém passava. O Manuel estava a dormir. Só viria na manhã seguinte. Ao longe via-se uma grande sombra escura: era o pinhal.
Então ouviu, vindas da Torre da Igreja, fortes e claras, as doze pancadas da meia-noite.
«Hoje», pensou Joana, «tenho de ir hoje. Tenho de ir lá agora, esta noite. Para que ele tenha presentes na Noite de Natal.»

Sophia de Mello Breyner Andresen
A Noite de Natal
Adaptado

Começa já a festejar o Natal, lendo este conto onde se celebra o verdadeiro espírito natalício.


Livro recomendado para o 3.°, 4.°, 5.° e 6.° anos, para apoio a projetos Natal.
+ 10 Anos



Félix, O Pé-de-Vento
Joachim Masannek

«Um novo colega chega à turma de Félix: Rocce, filho de um futebolista brasileiro que joga no Bayern. Todos o recebem de braços abertos, exceto Félix que o considera arrogante. Mas Rocce convence qualquer pessoa com o seu futebol e quer fazer parte de As Feras. No entanto, o pai, empenhado em que o filho jogue no Bayern, proíbe-o de fazer parte de uma equipa de rapazes sem futuro. As Feras aborrecem-se, mas não se deixam intimidar: formam um clube, desenham um equipamento e treinam como loucos para desafiar o Bayern de Munique!»

Gostas de futebol? Então, vais gostar deste livro!

Procura-o na Biblioteca.

COMPRAR,COMPRARCOMPRAR!
Luísa Ducla Soares

«Ruben era um rapaz que passava a vida no centro comercial. Só comprava roupas de marca. Só comia na pizzaria ou no McDonald's. Só via o mundo pelo cinema. Só subia escadas rolantes. Só falava com os amigos nos corredores apinhados de gente. Só sabia que era Primavera quando das montras retiravam os casacos e vestiam os manequins com roupas leves, coloridas. 
Quando chegava o seu dia de anos era sempre um problema escolher entre os milhares de objectos expostos no centro comercial.»

O Ruben só pensa em gastar dinheiro e em comprar,comprarcomprar. Nunca está satisfeito com o que tem e quer sempre mais. No dia do seu aniversário, os pais, preocupados com a atitude consumista do filho, dão-lhe um presente muito especial. O Ruben, ao receber o presente fica muito desapontado e desconfiado, mas lá o aceita. Dois meses depois, é um rapaz completamente diferente. O que terá acontecido? Só vais perceber depois de leres esta história cheia de humor.



O Livro das Receitas Malucas
José Jorge Letria (texto)
João Nunes Sampaio (ilustrações)

Já alguma vez experimentaste mousse de chacalote? E pargolim no forno, salada de gambuzinas ou beringelas magricelas? Conheces o sabor das bolas de Merlim ou dos pastéis de nada? Estas receitas e outras, como os ouriços do ar ou as amêijoas à Bulhão Gato, fazem parte de um livro de receitas malucas que o José Jorge Letria preparou com o tempero do bom humor e da imaginação e servidas com cores e desenhos estranhos. Usa-as para alimentar a tua boa disposição!

Dos 6 aos 9 anos



Big Nate numa classe à parte

 Lincoln Peirce



Nate considera-se genial e, por isso, destinado a grandes coisas…! 
(Ei, olha o Nate! Todos sabem que está destinado à grandeza!) 

Ele sabe que é o melhor - foi um bolinho da sorte que lhe disse! (Hoje vais superar todos os outros) - mas não escapa a alguns problemas que vão surgindo na sua vida.

Os fãs da hilariante série "Diário de Um Banana" vão gostar de Big Nate, o recordista do mundo em travessuras e que não é DE TODO o menino dos professores.

a partir dos 9 anos

Sem comentários:

Enviar um comentário