sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Semana da Ciência e da Tecnologia


Assinalando a Semana da Ciência e da Tecnologia que decorre de 18 a 24 de novembro, sugerimos alguns eventos que vão acontecer durante o fim de semana, no Porto.
Consulte http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2013/eventos.asp

A todos os curiosos pelas coisas das ciências propomos, ainda, a consulta de O MOCHO, Portal de ensino das ciências e de cultura científica  e a página da Rede Nacional de Centros Ciência Viva que integra espaços de divulgação da ciência e da tecnologia no continente e nas ilhas.

A propósito...uma biografia científica

Yuri Gagarine com Sergei Korolev
O pai do Sputnik (1)
 Quando se comemoram os 50 anos do início da era espacial, que ocorreu com o lançamento do primeiro satélite, é justo lembrar o “pai do Sputnik”, o ucraniano Sergei Pavlovich Korolev.

 Em contraste com o engenheiro alemão (depois naturalizado norte-americano) Wernher von Braun, o “pai do Saturno V” e portanto o “pai da viagem à Lua”, o engenheiro Korolev não é muito conhecido. Muita gente sabe que von Braun construiu durante a Segunda Guerra Mundial as bombas voadoras V2 que, do norte da Alemanha, espalharam o terror na Inglaterra. E sabe que foi preso pelas tropas norte-americanas e levado à força para a América, onde veio a desenvolver o poderoso foguetão que levava a nave Apollo na ponta. 

 Mas pouca gente conhece a biografia de Korolev. Pouca gente sabe que, antes de dirigir o programa espacial soviético, foi apanhado numa purga de Estaline e passou a guerra internado primeiro no Gulag da Sibéria e depois num campo de prisioneiros cujo trabalho era fazer aviões. Um dos seus colegas na prisão foi outro génio da aviação – Tupolev - de nome bem conhecido. E pouca gente sabe que a ideia da ida do homem à Lua pertenceu não a von Braun nem ao Presidente Kennedy, mas sim a Korolev. Isso nunca foi assumido pelos soviéticos porque seria uma confissão de derrota depois das estrondosas vitórias de Korolev. O primeiro engenho a alunar tinha a foice e o martelo – foi a Luna 2 em 1959. E o primeiro homem no espaço foi o russo Yuri Gagarin, a bordo da Vostok em 1961. Contudo, a União Soviética não estava em condições, no final dos anos 60, de competir na corrida humana à Lua. Em 1969, nas vésperas da missão Apollo 11, von Braun ainda receava que, nesse tempo de guerra fria, houvesse uma surpresa de última hora do outro lado. Mas não houve. 

 Uma das razões para não ter havido foi a morte prematura do engenheiro-chefe. Korolev faleceu em 1966, no auge da sua carreira, durante uma operação de rotina. O Presidente Putin prestou-lhe homenagem no início deste ano, por ocasião do centenário do seu nascimento.


FIOLHAIS, Carlos - O pai do Sputnik. In DE RERUM NATURA [Em linha]. Actual. 2008. [Consult. 2013-11-21]. Disponível em URL:<http://dererummundi.blogspot.pt/2007/10/o-pai-do-sputnik.html>.


(1) Sputnik - nome do programa que produziu a primeira série de satélites artificiais soviéticos. O Sputnik 1 foi o primeiro satélite artificial da Terra. Tinha o tamanho de uma bola de basquetebol, pesava cerca de 80 quilogramas e esteve 98 minutos em órbita à volta da Terra.





 O dia 24 de Novembro é um dia especial em que se assinala o aniversário de nascimento de Rómulo de Carvalho/António Gedeão, patrono do Dia Nacional da Cultura Científica.

Rómulo de Carvalho  (1906-1997), o professor de Ciências Físico-Químicas (para muita gente mais conhecido por António Gedeão, o poeta de “Pedra Filosofal”), é um símbolo maior da cultura científica em Portugal. Além de professor de ciências e de poeta, juntando na mesma pessoa duas sensibilidades diferentes, foi um notável divulgador científico e um historiador da ciência, da pedagogia e, em geral, da cultura portuguesa.





























Sem comentários:

Enviar um comentário