segunda-feira, 27 de junho de 2011

Prémio Pritzker Architecture 2011

EDUARDO SOUTO MOURA 
Prémio Pritzker Architecture 2011
 
... Só quando recebi o convite dizendo “Eduardo Souto de Moura of Portugal” é que acreditei que tinha ganho o Pritzker 2011. ...


  O galardão mais importante da arquitectura foi entregue,  em Washington (EUA), ao arquitecto português Souto de Moura. Barack Obama e a mulher, Michelle, participaram na cerimónia.

É a segunda vez que um arquitecto português é laureado com este prémio, o "Nobel" da arquitectura. O primeiro foi Álvaro Siza Vieira, em 1992. E junta o seu nome aos de outros grandes arquitetos mundiais, como Oscar Niemeyer, Frank Gehry, Jean Nouvel e Rem Koolhaas.

 O Prémio Pritzker foi instituído em 1979 e distingue arquitectos vivos com uma medalha de bronze e 100 mil dólares (69,5 mil euros).


Nascido em 1952, no Porto, Eduardo Souto Moura tem uma  vasta obra, onde há a destacar a Casa das Histórias em Cascais, a Casa das Artes no Porto, a Estação de Metro da Trindade, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança, o Hotel do Bom Sucess, em Óbidos, o Mercado da Cidade de Braga, a Marginal de Matosinhos-Sul, o Crematório de Kortrijk (Bélgica), o Pavilhão de Portugal na 11ª Bienal de Arquitectura de Veneza (Itália)  a Casa Llabia (Espanha) e o Estádio Municipal de Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário