O escritor português Manuel António Pina ganhou o Prémio Camões, o maior prémio literário de língua portuguesa.
Manuel António Pina (Sabugal, 1943) é um jornalista e escritor português, fixado no Porto desde muito cedo. Licenciou-se em Direito em Coimbra e foi jornalista do “Jornal de Notícias” durante três décadas. É actualmente cronista do JN e da revista Notícias Magazine.
A sua obra é principalmente constituída por poesia e literatura infanto-juvenil. É ainda autor de peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.
Está traduzido em França (francês e corso), EUA, Espanha (espanhol, galego e catalão); Dinamarca, Alemanha, Holanda, Rússia, Croácia e Bulgária.
Entre os galardões que Manuel António Pina já recebeu estão o Prémio de Poesia da Casa da Imprensa (“Aquele que quer morrer”, 1978); Prémio Gulbenkian 1986/1987 (“O Inventão”); Prémio Nacional de Crónica Press Club/ Clube de Jornalistas (1993); Prémio da Crítica, da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários” (“Atropelamento e fuga”, 2002); e o Prémio de Crónica 2004 da Casa da Imprensa.
Ler aqui a entrevista ao Porto24
Sem comentários:
Enviar um comentário