quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Dia Mundial da Alimentação 2024 | 16 de outubro

 

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente a 16 de outubro, sob iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Assente na ideia de que a alimentação é um direito e um bem fundamental, este dia procura alertar para as condições de má nutrição e fome que afetam um grande número de pessoas em todo o mundo, incluindo crianças. Pretende-se ainda sensibilizar e mobilizar para a descoberta de soluções sustentáveis e saudáveis na produção de bens alimentares.

O tema deste ano é «Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores - não deixar ninguém para trás». Destaca a importância da diversidade, da nutrição, da acessibilidade, da segurança e da sustentabilidade dos alimentos, sensibilizando para o facto de que uma maior diversidade de alimentos nutritivos deve estar disponível para todos.

Nos dias de hoje, o acesso a alimentos é, muitas vezes, agravado por alterações climáticas, recessões económicas e conflitos. Este dia procura soluções para garantir que todas as pessoas tenham acesso suficiente, adequado e regular a alimentos diversificados, seguros e nutritivos, sem deixar ninguém para trás.
Este Dia foi proclamado na Resolução 37/75 da Assembleia Geral da ONU, a 5 de dezembro de 1980.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Dia Internacional do Idoso

 



O Dia Internacional do Idoso celebra-se anualmente a 1 de outubro. Este dia tem como objetivo destacar a importância do idoso na sociedade, bem como consciencializar para as oportunidades e desafios do envelhecimento no nosso tempo.
Durante as próximas três décadas, prevê-se que o número de pessoas idosas em todo o mundo mais que duplique, ultrapassando os 1,5 mil milhões de pessoas em 2050. 
O tema deste ano é a «Envelhecer com Dignidade: A importância de reforçar os sistemas de cuidados e de apoio às pessoas idosas em todo o mundo». À medida que as populações envelhecem, a procura de serviços de cuidados de saúde e de apoio social alargados tem aumentado substancialmente, em especial para os idosos com doenças como a demência. Pretende-se destacar a necessidade urgente de expandir as oportunidades de formação e educação em geriatria e gerontologia, abordar a escassez global de profissionais de cuidados e reconhecer as diversas contribuições dos prestadores de cuidados.
Este Dia foi proclamado na Resolução 45/106 adotada na Assembleia Geral da ONU de 14 de dezembro de 1990.

Dia Mundial da Música

                                       


Dia Internacional da Música é uma data comemorativa não oficial criada pelo International Music Council (IMC) e foi celebrado pela primeira vez em 1975.

Essa data foi criada com o objetivo de celebrar a importância da música para a humanidade, além de ser usada como meio para promover a paz entre os povos.

A celebração do Dia Internacional da Música ocorre com uma série de eventos e iniciativas promovidas pelo International Music Council. A data popularizou-se internacionalmente porque foi uma iniciativa do IMC em parceria com a Unesco.

O Leituras sugere...


 

                                                                     

                                         para o mês de outubro



Professora, acho que tenho bicho-carpinteiro!
Barbara Esham

O David tem um problema: não consegue parar quieto! Quer seja nas aulas, na cantina ou no recreio, está sempre a ter ideias… e depois quer experimentá-las. A professora farta-se de ralhar com ele, mas o David não faz de propósito; é só que, na altura, a ideia parece-lhe mesmo boa… O pai do David diz que ele sofre de "bicho-carpinteiro"… isso faz com que o David tenha a melhor ideia de todas: ele vai descobrir a cura para o bicho-carpinteiro! Geniozinhos - Uma Coleção para os Alunos Brilhantes de Todos os Tipos, Formas e Feitios Se as crianças não aprendem da maneira que estamos a ensinar, então temos de ensinar de maneira que elas aprendam! Porque todas as crianças são diferentes, e muitas aprendem de maneira diferente, Geniozinhos é uma coleção de livros para crianças, pais e educadores, que demonstra que todos podem ter uma aprendizagem de sucesso: basta descobrir o método certo.



Escritor do mês | Outubro




                                                             Colleen McCullough

                                                                   (1937/2015)

Colleen McCullough nasceu em 1937 em Nova Gales do Sul, na Austrália.

Neurologista de formação, trabalhou em vários hospitais da sua terra natal e em Inglaterra, antes de passar dez anos como professora e investigadora no Departamento de Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos EUA.

Em 1974 publicou o seu primeiro romance, Tim, e três anos depois tornou-se mundialmente famosa com o bestseller Pássaros Feridos. Escreveu ainda a  aclamada série O Primeiro Homem de RomaAntónio e CleópatraUma Obsessão Indecente, A Casa dos Anjos A Independência de Uma Mulher, entre muitos outros romances.

Faleceu em janeiro de 2015, aos 77 anos, na ilha de Norfolk, onde vivia com o marido.