quinta-feira, 14 de junho de 2012

Visita cultural


O dia amanheceu cinzento mas foi mostrando o sol a espreitar ao longo da manhã, não fazendo prever que, pelas 14h do sábado 2 de junho, a chuva chegasse para ficar e surpreendesse o grupo de participantes no percurso pedestre pelo centro histórico do Porto, classificado pela UNESCO como Património Mundial.
O desânimo não se fez sentir. Marcado o encontro para o Largo da Sé, o nosso guia, o professor Daniel Afonso, apresentou o local onde nasceu a cidade; o morro da Penaventosa e a sede do velho burgo episcopal; a catedral românica e a evolução do espaço urbano envolvente.
Seguiu-se a visita à , a Muralha Fernandina (trecho dos Guindais), miradouro privilegiado para uma belíssima panorâmica sobre o rio Douro. Vieram, depois, a Igreja de Santa Clara, com destaque para o esplendor da sua talha dourada, a Praça do Infante, o Palácio da Bolsa, edifício neoclássico onde sobressai o Salão Árabe e, finalmente, a Igreja de S. Francisco, situada no coração da antiga cidade e o cemitério catacumbal da Ordem Terceira de S. Francisco.
A chuva, que caía mais intensamente, obrigou a uma despedida rápida. Ficaram a beleza da paisagem sobre o Douro e a riqueza artística dos monumentos a par da informação pertinente e rigorosa, transmitida, com muita clareza, pelo professor Daniel Afonso.
A Biblioteca da Fundação A LORD cumpriu, uma vez mais, o seu objetivo de promover a cultura junto dos habitantes de Lordelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário