segunda-feira, 4 de novembro de 2024

O Leituras sugere...

para o mês de novembro


Anita e os fantasmas

Marcel Marlier

A Anita contou à Mãe que sonhou com fantasmas. Esta explicou que não há fantasmas, mas o irmão pensou logo numa brincadeira para a assustar. Nessa noite a Anita ficou sozinha em casa com o Pantufa e não se sentia muito tranquila. Havia barulhos estranhos no sótão e a campainha tocava sem que ninguém estivesse à porta. Percebendo a intenção do irmão, a Anita decidiu pregar-lhe um pequeno susto. Desta vez era ele quem iria ter medo. E, quando o irmão entrou em casa, deparou-se com um fantasma. Será que o João percebeu que se tratava de uma partida da irmã ou passou ele a ter medo dos fantasmas?

Este livro está disponível na Biblioteca para empréstimo.


Escritor do mês | Novembro


José Mauro de Vasconcelos

(1920/1984)

José Mauro de Vasconcelos (1920-1984) foi um escritor brasileiro, autor do romance juvenil "Meu Pé de Laranja Lima", obra que se tornou um clássico da literatura brasileira.
José Mauro de Vasconcelos nasceu em Bangu, no Rio de Janeiro, no dia 26 de fevereiro de 1920. Filho de imigrante português foi criado pelos tios, na cidade de Natal no Rio Grande do Norte.
Com 15 anos, José Mauro voltou para o Rio de Janeiro onde trabalhou em diversos empregos para se sustentar, foi carregador de bananas numa fazenda no litoral do estado, foi instrutor de boxe e operário.
Mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como garçom de boate. Iniciou o curso de Medicina, mas abandonou a universidade. Recebeu uma bolsa para estudar na Espanha, mas também não se adaptou à vida acadêmica.

Primeiros livros 

José Mauro de Vasconcelos se aventurou junto aos irmãos Villas-Boas, em uma viagem pelos rios da região do Araguaia. O resultado foi seu livro de estreia “Banana Brava” (1942), onde relata o mundo do garimpo da    região.

Em 1945 publica “Barro Branco”, seu primeiro sucesso de crítica. Escreveu “Longe da Terra” (1949), “Vazante” (1951), “Arara Vermelha” (1953), “Arraia de Fogo” (1955).

Seu primeiro grande sucesso veio com “Rosinha Minha Canoa” (1962). A obra foi utilizada no curso de Português na Sorbonne, em Paris. Nos anos seguintes escreveu “Doidão” (1963), “Coração de Vidro” (1964).  

Meu Pé de Laranja Lima

Em 1968, José Mauro de Vasconcelos publicou seu maior sucesso, “Meu Pé de Laranja Lima”, que se tornou um   clássico da literatura brasileira.
A obra é uma história autobiográfica que relata a vida sofrida na infância, as longas conversas com um pé de laranja que fica no quintal de sua casa e as buscas por mudanças.