quinta-feira, 21 de março de 2019

MARÇO|21|DIA MUNDIAL DA POESIA

NATUREZA VIVA 

Um pintassilgo desce pelas escadas 
da canção empoleira-se nos seus versos, 
estende o bico para que o canto 
não se perca pelo chão. Ainda bem que é 
para o céu que ele está a olhar: assim, 
não vê os teus cabelos que se espalham 
por entre ervas e ramos, nem os teus 
braços que se apoiam ao declive da 
encosta. No entanto, a tua respiração 
canta com ele; e é só quando o vento 
o enxota do ramo é que um silêncio 
se faz para que, de dentro dele, nasçam o 
bater de asas do seu voo e o teu riso, ao 
veres um pássaro saltar de dentro do amor. 

Nuno Júdice, A Pura Inscrição do Amor


URGENTEMENTE 

É urgente o amor 
É urgente um barco no mar 

É urgente destruir certas palavras, 
ódio, solidão e crueldade, 
alguns lamentos, muitas espadas. 

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas, 
é urgente descobrir rosas e rios 
e manhãs claras. 

Cai o silêncio nos ombros e a luz 
impura, até doer. 
É urgente o amor, é urgente 
permanecer. 

Eugénio de Andrade, As Palavras Interditas – Até Amanhã


SE EU FOSSE A TI 

Se eu fosse a ti amava-me, telefonava, 
não perdia tempo, dizia-me que sim. 
Não hesitava mais, fugia. 
Dava o que tens, o que tenho, 
para ter o que dás, o que me darias. 
Soltava o cabelo, chorava 
de prazer, cantava descalça, dançava, 
punha em fevereiro um sol de agosto, 
morria de prazer, não punha 
nenhum mas a este amor, inventava 
nomes e verbos novos, estremecia 
de medo perante a dúvida de que fosse 
só um sonho, fugia 
para sempre de ti, de ali, comigo. 
Se eu fosse a ti amava-me. 
Dizia-me que sim, vinha 
a correr para os meus braços, 
ou pelo menos, sei lá, respondia 
às minhas mensagens, às minhas tentativas 
de saber que é feito de ti, telefonava-me, 
que será de nós, dava-me 
um sinal de vida, se eu fosse a ti. 

Juan Vicente Piqueras, Instruções para Atravessar o Deserto

O PUXADOR DA PORTA DA COZINHA 

O puxador da porta da cozinha está estragado 
faz um mês. Não passa dia sem que peças 
que conserte o puxador 
não concebes ser possível eu 
sempre ter tido engenho para estas coisas da casa e 
ainda não ter tido tempo para compor 
o puxador. Mas 
não se trata de nada disso. Já 
o teria composto (se o 
quisesse arranjar 
teria arranjado tempo 
não me ia custar mesmo nada. Mas 
depois ia haver que alfinete encravado na rotina? 
Como não estranhar a absurda 
ausência da avaria? 
Deixa-o 
ficar assim. Deixa-o andar assim 
(ternamente avariado). 
Cada dia pela manhã 
Quando passares à cozinha 
(calculo que por 
entre as sete 
sete e um quarto sete e meia 
e ficares com o 
puxador da porta da cozinha na mão 
tua voz regressará ao 
exaustivo pedido 
(ao alívio confortante de essa ser 
nossa alegria) e 
eu sentir-me-ei feliz por 
ainda te ter por perto 
por me 
fazeres companhia. 

João Luís Barreto Guimarães, O Tempo Avança Por Sílabas

Sem comentários:

Enviar um comentário