sexta-feira, 20 de junho de 2014

VISITA CULTURAL


Numa iniciativa da Biblioteca e sob o lema Conhecer melhor o Porto, realizou-se mais uma visita cultural, tendo como destino o Jardim Botânico e a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio.

Numa manhã que se anunciava chuvosa mas que não quis desiludir os participantes nesta visita, o sol iluminou o Jardim Botânico do Porto.

Este jardim oferece aos visitantes um conjunto de espécies raras, nomeadamente espécies exóticas. É ainda representativo das quintas de recreio do Porto oitocentista e é também um espaço literário. Ele é um lugar de referência na vida e na obra dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.


Após uma pausa para almoço e um retemperador passeio à beira mar, na Foz do Porto, seguiu-se a visita a um dos espaços que integram o património museológico da Câmara Municipal do Porto.

A Casa Museu Marta Ortigão Sampaio apresenta as coleções herdadas e reunidas por Marta Ortigão Sampaio ao longo do século XX e legadas à Câmara Municipal do Porto em 1978.

Evoca os ambientes da grande burguesia portuense de meados do século XX, destacando-se os espólios das pintoras Aurélia de Sousa e Sofia de Sousa e a coleção de joias da doadora.





Sem comentários:

Enviar um comentário