quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação

"SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO"
TEMA DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO EM 2013


O tema oficial do Dia Mundial da Alimentação – anunciado no início de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) – dá foco à data e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.
Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crónica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão a degradar o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Os clamores por profundas mudanças na nossa agricultura e no nosso sistema alimentar tornam-se mais frequentes e mais insistentes.
Como seria um sistema alimentar sustentável? É possível passarmos da situação atual para essa proposta? O que precisaria de ser mudado para nos mover nessa direção? O Dia Mundial da Alimentação 2013 é uma oportunidade para explorar essas e outras questões e ajudar a fazer acontecer o futuro que nós queremos.

Àcerca do desenho deste ano

O artista austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000) usou cores vivas e formas orgânicas para exprimir a reconciliação do homem com a natureza, ideia que encontra eco no tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano. A imagem é uma cortesia da Fundação Hundertwasser.

+ sobre esta efeméride
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.
O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação
  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário