sexta-feira, 4 de outubro de 2013

103º Aniversário da Implantação da República

A República Portuguesa foi proclamada em Lisboa a 5 de outubro de 1910. Nesse dia foi organizado um governo provisório, que tomou o controlo da administração do país, chefiado por Teófilo Braga, um dos teorizadores do movimento republicano nacional. Iniciava-se um processo que culminou na implantação de um regime republicano, que definitivamente afastou a monarquia.
Este governo, pelos decretos de 14 de março, 5, 20 e 28 de abril de 1911, impôs as novas regras da eleição dos deputados da Assembleia Constituinte, reunida pela primeira vez a 19 de junho desse ano, numa sessão onde foi sancionada a revolução republicana; foi abolido o direito da monarquia; e foi decretada uma república democrática, que veio a ser dotada de uma nova Constituição, ainda em 1911.
A implantação da República é resultante de um longo processo de mutação política, social e mental, onde merecem um lugar de destaque os defensores da ideologia republicana, que conduziram à formação do Partido Republicano Português (PRP), no final do século XIX.
Implantação da República. In Infopédia  [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-10-03].


Na celebração desta efeméride, apresentamos uma cronologia breve da implantação da República, os Presidentes da Primeira República Portuguesa e os símbolos da República.



Informação cronológica

1910
3 de outubro – Assassinato de Miguel Bombarda
4 de outubro – Levantamento dos quartéis de Infantaria 16, Artilharia 1, Quartel de Marinheiros de Alcântara, controlo dos navios Adamastor, São Rafael e D. Carlos, concentração das tropas revoltadas na Rotunda. Suicídio de Cândido dos Reis.
5 de outubro – Tréguas pedidas pelo encarregado de negócios alemão; proclamação da República. Partida da família real para o exílio. Formação do Governo Provisório.
6 de outubro – Proclamação da República no Porto.


Presidentes da Primeira República Portuguesa
(desde a data da implantação do regime, a 5 de Outubro de 1910, até ao eclodir do movimento do 28 de Maio de 1926, que abriu caminho a uma ditadura de meio século)  

Na 1ª República portuguesa os Presidentes foram homens de diversos quadrantes políticos e culturais. Escritores, tribunos, médicos, poetas e militares. 
1º Presidente: Manuel de Arriaga
5º Presidente: João de Canto e Castro
2º Presidente: Teófilo Braga
6º Presidente: António José de Almeida
3º Presidente: Bernardino Machado
7º Presidente: Manuel Teixeira Gomes
4º Presidente: Sidónio Pais
8º Presidente: Bernardino Machado

Os Símbolos da República
Busto da República - da autoria de Simões de Almeida (sobrinho)  


Busto da República - da autoria de Simões de Almeida (sobrinho), este busto alegórico da República corresponde ao modelo iconográfico difundido por todo mundo Ocidental, inspirado na imagem da Liberdade-Pátria criada por Eugène Delacroix na pintura A Liberdade Guia o Povo, datado de 1830 e reconhecido como o primeiro quadro político da história da Arte. Com efeito, deste modelo a imagem da República retirou o barrete frígio, por vezes a bandeira, a figura feminina, o olhar decidido e a sensualidade - não explícita no erotismo dos seios descobertos daquela, mas recatada e implícita na blusa de cordões afrouxados que deixa entrever o peito -, acrescentando-lhe o raminho de loureiro como símbolo triunfal, ou o molho de feno e a foice como símbolo da abundância.






A Bandeira Nacional

Após a vitória da Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910, os novos dirigentes veem na redefinição dos símbolos nacionais uma das suas prioridades: 
A bandeira azul e branca é substituída pela verde e rubra.

A 19 de Junho de 1911, na sessão de abertura da Assembleia Nacional Constituinte, é aprovado o novo projeto.



Significado dos símbolos e cores:
·         As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique.
·         Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!". Contando as chagas e duplicando as chagas da quina do meio perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo.
·         Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
·         A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
·         O verde simboliza a esperança.
·         O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.


O Hino Nacional: A Portuguesa


Portugal ficou até hoje com um hino que começou por ser um desafio popular a Inglaterra. Conta Severiano Teixeira: "É um hino patriótico, que não surge no contexto republicano, mas sim no do Ultimato inglês." Recuamos aos anos finais da monarquia, quando a oposição britânica à ideia de Portugal unir os seus territórios em África (o célebre Mapa Cor-de-Rosa) faz desencadear um movimento popular contra os ingleses. "Alfredo Keil compõe a canção, vai a casa do [Henrique] Lopes de Mendonça e diz-lhe que já tem um hino feito, mas que precisa de uma letra. Toca-lhe os acordes da Portuguesa, e Lopes de Mendonça cria a letra." Em 1890, os dois fizeram 12 mil exemplares da partitura e distribuíram-nos. A partir daí a música ganhou vida própria. "É tocada pela primeira vez num teatro, durante uma peça. No início é basicamente um hino patriótico e nacionalista, mas a pouco e pouco vai sendo apropriado pelos republicanos. A certa altura o Governo [empenhado em não agravar a questão com os ingleses] proíbe-o, e isso reforça a sua legitimidade nacional. Quando surge o 5 de Outubro, era quase natural que o hino fosse A Portuguesa."
Só o novo significado (de resistência à monarquia) que a música entretanto conquistara justificou que se continuasse a cantar "Às armas, às armas!/Pela Pátria lutar!", quando a questão com a Inglaterra já estava ultrapassada.




Sem comentários:

Enviar um comentário