terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia 1 Outubro: Dia Nacional da água


O Dia Nacional da Água é assinalado em Portugal no primeiro dia do mês de Outubro.
Não confundir com o Dia Mundial da Água - comemorado a 22 de Março.

A água doce é um recurso precioso, básico e essencial à vida sob todas as suas formas, assumindo, por isso, particular relevância a necessidade da sua preservação.
Os recursos hídricos encontram-se no topo das preocupações ambientais.
A crescente escassez de água, o rápido aumento populacional, levam a que muitos se questionem se os recursos de água doce poderão vir a ser fonte de conflitos internacionais durante este século. Portugal, por exemplo, partilha 48 % das suas reservas de água com Espanha. A poluição da água afeta o ecossistema aquático e prejudica todos os que dependem do mar para viver.


Dicas para poupar água:

Em casa:
Fechar sempre bem as torneiras. Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia.
Evitar o desperdício de água e de energia enquanto se espera que a água aqueça. 

Na casa de banho:
Instalar autoclismos com dispositivo de dupla descarga. Podem ser colocadas garrafas de água com areia no interior do reservatório para evitar enchê-lo na totalidade e reduzir a quantidade de água gasta em cada descarga.

Evitar fazer descargas desnecessárias, o autoclismo não é um caixote do lixo. Cada descarga gasta cerca de 10 litros de água.

Tomar duches rápidos e evitar os banhos de imersão. Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 litros de água, dependendo do modelo do chuveiro e da pressão da água. Fechar a torneira enquanto se usa o champô ou o sabonete.

Utilizar um balde para recolher a água do duche enquanto se espera que a água aqueça; utilizá-la depois na sanita ou no jardim, por exemplo.

Fechar a torneira quando se está a lavar os dentes. Uma torneira aberta no lavatório pode gastar 9 litros de água por minuto.

Cada gota de água conta!

Sem comentários:

Enviar um comentário