terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Dia dos Namorados | 14 de fevereiro


O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, celebra-se hoje, 

14 de fevereiro.

O Dia dos Namorados, em Portugal, é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim, por isso, a data é conhecida como o Dia de São Valentim.

No Brasil, por exemplo, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho. Este dia é a véspera de Santo António, conhecido como o santo casamenteiro.

Como o Dia de São Valentim deu origem ao Dia dos Namorados

O Dia de São Valentim é comemorado pela igreja em 14 de fevereiro.

Nesse dia, o imperador romano Cláudio II mandou matar Valentim por desrespeitado a sua ordem. O imperador havia proibido a realização de casamentos, mas Valentim continuou a realizá-los em segredo.

A história remonta ao século III d.c. O Imperador havia proibido os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.

Valentim era bispo e desrespeitou esse decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.

Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria ficado muito amigo da filha do carcereiro, que era cega e, por milagre, a moça ficara curada da cegueira.

Executado no dia 14 de fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao Dia dos Namorados.

Antes de morrer, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados "valentines".

Diversos países, tal como Portugal, Espanha e Argentina, comemoram o Dia dos Namorados no Dia de São Valentim (Valentine's Day, em inglês).



Estas são algumas das nossas sugestões de leitura para partilhar com alguém especial!
Visite a nossa biblioteca e requisite estes ou outros títulos para celebrar este dia 💘


366 poemas de amor que falam de amor 
(poemas de vários autores escolhidos por Vasco Graça Moura)

Nada há de tão natural no mundo da poesia como o tema do amor. Vasco Graça Moura reúne neste livro 366 poemas que falam de amor - que sofrem e exultam, desencorajam e comovem, entristecem e rejubilam, que falam da alegria e da surpresa do amor. E também da sua melancolia, dos seus nomes raros, da evidência, da sua inevitabilidade. 
Com esta escolha percorre-se também uma vasta tradição da poesia de todos os tempos, uma arte que nunca poderemos esquecer - e o deslumbramento diante do amor, justamente.



Vinte poemas de amor e uma canção desesperada
Pablo Neruda


«Não sou amigo de anotações em livros, nem de confissões de autor. A poesia deve ir nua pelas ruas, e só se deve cobrir com a multidão da natureza.»

Pablo Neruda, da «Pequena História» que apresenta Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada


Amo-te. Poemas para gritar ao coração
João Manuel Ribeiro


Uma colectânea onde se encontram reunidos 25 poemas arrebatadores para dar largas ao amor e despertar para a poesia.
Ideal para adolescentes apaixonados.






Para os mais novos também entenderem o amor...

 Gosto de ti (quase sempre)
Anna Llenas

Porque será que determinadas características de uma pessoa por vezes nos agradam mas outras vezes nos incomodam?
O Rui e a Rita são muito diferentes um do outro. Aceitar as diferenças nem sempre é fácil... Mas quem disse que seria?
Este livro destina-se não só a crianças mas também a adultos, e convida-nos a compreender o que nos diferencia, mostrando o efeito mágico dos opostos.


O novelo de emoções
Elizabete Neves

Uma menina chamada Marta não sabe o que se passa com ela, pois sente algo que não consegue explicar. Eis que surge o seu amigo Sukha, e através de um novelo de lã imaginário, constituído por cinco fios de cores diferentes, todos misturados, correspondendo cada um a uma emoção primária, vai demonstrar que o que ela sente são emoções. Com exemplos do seu dia a dia, Sukha vai ensinar Marta a reconhecer as emoções, que não são boas nem más, mas que nos transmitem sempre uma mensagem. Cabe a cada um de nós descobrir qual é!


Adivinha quanto eu gosto de ti
Sam McBratney

Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas como descobrem a Pequena Lebre Castanha e Grande Lebre Castanha, o amor não é coisa fácil de medir!

Boas Leituras! 

💘Feliz Dia dos Namorados!💘

Sem comentários:

Enviar um comentário