quinta-feira, 6 de junho de 2019

Do livro para o palco

Dando continuidade à iniciativa que visa a promoção do teatro, como arte do espetáculo, junto do público escolar de Lordelo, e o apoio ao programa curricular da disciplina de Língua Portuguesa/Português, a Biblioteca da Fundação A LORD promoveu, mais uma vez, a realização de três espetáculos a cargo da companhia teatral Atrapalharte, de Coimbra.
Este projeto, desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas de Lordelo, tem como objetivo facilitar a interpretação dos textos literários de leitura recomendada nos diferentes ciclos de estudo.

Em fevereiro, os alunos do 10º ano assistiram à dramatização da Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente e gostaram, conforme declaram na mensagem enviada que agradecemos.



Ainda neste mês, a festa do teatro foi também vivida pelos alunos do 6º e do 7º ano que assistiram à dramatização T`Ulisses, a partir do livro "Ulisses"- adaptação de Maria Alberta Menéres, obra recomendada pelo PNL para as Metas Curriculares de Leitura no 6.º ano e nas obras "A Ilíada" e "A Odisseia" de Homero. A peça retrata de forma humorística as aventuras de Ulisses, o famoso herói grego da Guerra de Troia.



Em maio, foi a vez dos meninos do 1º ciclo virem ao teatro. Todos se divertiram com O Senhor do Seu Nariz, que nos conta "a história de um rapaz condenado a carregar, desde a nascença, um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça". Baseada em duas das cinco histórias do livro "O Senhor do Seu Nariz" de Álvaro Magalhães, livro das Metas Curriculares de Leitura do Plano Nacional de Leitura para o 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, esta peça incentiva-nos a olhar para nós e para os outros sem julgamentos, a sermos tolerantes, aceitando as nossas diferenças como marcas da nossa identidade única e especial.




Foi um prazer receber, novamente, a Companhia Atrapalharte cujos talento e humor encantam e divertem todos.


Para saber mais sobre a Companhia Atrapalharte:
Facebook
http://atrapalharte.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário