quarta-feira, 29 de outubro de 2014

VISITA CULTURAL

Prosseguindo o objetivo de dar a conhecer os espaços culturais do Porto, a Biblioteca organizou uma visita ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha e ao Museu Soares dos Reis.

Numa manhã de outono com sabor a verão, a Rua de Entrequintas conduziu o grupo de visitantes ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, situado no centro de Massarelos e rodeado pela verdura dos jardins do Palácio de Cristal, o bosque e os antigos terrenos agrícolas que lhe conferem um ambiente romântico.

Este museu da vida romântica está instalado numa casa de campo dos finais do séc. XVIII que pertenceu à família Pinto Basto e onde viveu durante dois meses o Rei Carlos Alberto do Piemonte, tendo nela morrido a 28 de julho de1849.


No final da visita, tempo ainda para um breve passeio nos jardins do Palácio de Cristal, antes de uma pausa para um almoço retemperador.












O Palácio dos Carrancas foi construído nos finais do séc. XVIII, a partir de 1795, para habitação e fábrica dos Moraes e Castro, tornando-se, mais tarde, Paço Real, adquirido por D.Pedro V para servir de alojamento aos soberanos em visita ao norte do país. Em 1942 torna-se sede do Museu Nacional Soares dos Reis.

Guiados pelas Dras Paula Santos e Maria Palmira, inexcedíveis em informações sobre o espólio, os visitantes puderam apreciar coleções de pintura e de escultura portuguesa dos séculos XIX-XX e, também, coleções de artes decorativas.

A despedida do Porto fez-se na Ribeira, junto ao Douro, em fim de tarde luminoso e em ambiente fervilhante de turistas e de passeantes, naturais da cidade.






Sem comentários:

Enviar um comentário