sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Escritor do mês | fevereiro

Maria Dueñas
(1964/)


Maria Dueñas nasceu em Puertollano (Ciudad Real) em 1964, é casada, tem dois filhos e reside em Cartagena. Doutorada em Filologia Inglesa, é professora titular da Universidade de Murcia depois de ter já passado pela docência em várias universidades norte-americanas. É autora de trabalhos académicos e de muitos projetos educativos, culturais e editoriais.

O Tempo entre Costuras (2009) foi o seu primeiro romance. Foi traduzido para mais de vinte e cinco idiomas e adaptado à televisão, tendo sido já exibido em Portugal. Seguiram-se Recomeçar (2014), As vinhas de La Templanza (2019) e As Filhas do Capitão (2019).




"Em poucos meses tinha batido com a porta na cara a todo o meu passado. Tinha deixado de ser uma humilde costureirinha para me converter, de maneira alternativa ou paralela, em várias mulheres diferentes. Candidata incipiente a funcionária pública, beneficiária do património de um grande industrial, amante papa-léguas de um desavergonhado, iludida aspirante a diretora de uma empresa argentina, mãe frustrada de um filho não nascido, suspeita de burla e de roubo, cheia de dívidas até aos cabelos e ocasional traficante de armas camuflada sob a aparência de uma inocente nativa. Em menos tempo ainda, deveria adotar uma nova personalidade, porque já nenhuma das anteriores me servia."

In O Tempo entre Costuras, Porto Editora, cap. 13, pág. 152

Sem comentários:

Enviar um comentário