segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Escritor do mês | setembro

António Costa Santos
(1957/)


António Costa Santos (Lisboa, 1957), é um jornalista e escritor português. Iniciou a sua carreira em 1976 no jornal O Diário, foi chefe de redação do semanário Se7e e foi redator, editor e colunista no jornal diário Expresso, entre 1989 e 2000. Escreveu guiões para cinema e televisão, incluindo A Vida Íntima de Salazar. Publicou, entre outros livros, o romance Diário de um Gajo Divorciado e o infantojuvenil As coisas que eles sabem. Em 2007, editou Proibido! um estudo sobre proibições aberrantes existentes no tempo da ditadura e Livro das (In)Utilidades). Em 2008 lançou Porto versus Lisboa, um despique com António Eça de Queiroz. Em 2009 seria a vez de 10 Razões para Amar e Odiar Portugal, um ensaio humorístico sobre as características dos portuguese Em 2011, publicou Herman – O Verdadeiro Artista e em 2019, Adeus Cariño e Era Proibido.



Era Proibido

Já imaginou viver num país onde tem de possuir uma licença do Estado para usar um isqueiro? Como será a vida num país onde uma mulher, para viajar, precisa de autorização escrita do marido e as enfermeiras estão proibidas de casar? Haverá um país onde meçam o comprimento das saias das raparigas à entrada da escola, para que os joelhos não apareçam?
Imagina-se a viver numa terra onde não pode ler o que lhe apetece, ouvir a música que quer? Já nos esquecemos, mas ainda há poucos anos tudo isto era proibido em Portugal.

Tudo isto e muito mais, como dar um beijo em público. 

Sem comentários:

Enviar um comentário