sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Visita cultural

Alto Douro Vinhateiro

Visita à paisagem cultural do vale do Douro



No dia 17 de setembro, a Biblioteca da Fundação A LORD organizou uma visita ao Alto Douro Vinhateiro, paisagem cultural classificada, em 2001, como património da Humanidade, pela UNESCO.
A entrada nesta região fez-se por Mesão Frio, pequeno município vinhateiro onde uma pausa na viagem permitiu saborear uvas e figos da terra e admirar a paisagem.





Peso da Régua, o mais importante entreposto económico, fluvial e ferroviário da região foi o destino seguinte. Um cruzeiro no Douro, a bordo da lancha Santa Marta, permitiu contemplar a paisagem dominada pelas quintas vinhateiras, num percurso que se estendeu até às Caldas de Moledo, antiga estância termal de águas sódicas e sulfurosas.



O Miradouro de S. Leonardo de Galafura, situado a 630m acima do nível do mar, proporcionou uma das melhores vistas sobre o rio Douro e ofereceu local aprazível para o almoço. Uma pequena ermida testemunha a passagem de Miguel Torga por estas paragens que lhe serviram de inspiração.




No Pinhão, pequena povoação cujo casario se dispõe entre os rios Douro e Pinhão, mereceu visita a estação ferroviária cujos painéis de azulejos da autoria de J. Oliveira e executados na fábrica Aleluia, em Aveiro, representam os diferentes momentos da produção do vinho da região.


Continuando viagem pelo coração do Alto Douro Vinhateiro, este percurso concluiu-se com a visita à Quinta de Marrocos, na posse da família Sequeira desde o início do séc.XX. O proprietário explicou os diferentes momentos do processo de produção vinícola, desde a cultura dos terrenos ao estágio nas adegas, passando pelas vindimas, e facultou a degustação do tão afamado vinho do Porto.


Um dia e uma visita que ficarão, por certo, na memória de todos os participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário