terça-feira, 1 de dezembro de 2015

100 ANOS DA APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL DE ALBERT EINSTEIN

“O que há de mais incompreensível no mundo é o facto de ele ser compreensível.”

ALBERT EINSTEIN



No dia 25 de novembro celebraram-se os 100 anos da apresentação pública da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que aconteceu na Academia Prussiana das Ciências, em Berlim, em 1915.
Nesta, dando continuidade à Teoria da Relatividade Restrita por ele dada a conhecer ao mundo dez anos antes, em 1905, Einstein dava expressão da capacidade da mente humana para compreender o universo inteligível. A famosa teoria mantém-se atual e cientistas de todo o mundo, incluindo de Portugal, continuam a basear – se nela para investigarem os segredos do cosmos.


Em Física, a relatividade geral é a generalização da Teoria da gravitação de Newton. A nova teoria leva em consideração as ideias descobertas na Relatividade restrita sobre o espaço e o tempo e propõe a generalização do princípio da relatividade do movimento para sistemas que incluam campos gravitacionais. Esta generalização tem implicações profundas no nosso conhecimento do espaço-tempo, levando, entre outras conclusões, à de que a matéria (energia) curva o espaço e o tempo à sua volta. Isto é, a gravitação é um efeito da geometria do espaço-tempo.


Albert Einstein foi um físico teórico alemão nascido a 14 de março de 1879 e falecido a  18 de abril de 1955, em Princeton, Nova Jérsia, EUA.
Com o seu genial contributo, compreendemos hoje melhor o mundo em que existimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário