quinta-feira, 14 de maio de 2015

Atividades realizadas no 2º período letivo

Durante este período escolar, foram muitas as crianças que visitaram a Biblioteca para participarem nas nossas atividades.

Teatro de Fantoches

Em janeiro, a história apresentada pelo teatro de fantoches foi “O peixinho de ouro”. De seguida, os meninos e meninas montaram o jogo da pesca que levaram consigo. Ficam aqui os testemunhos de alguns alunos…

AGRADECIMENTO
     As turmas do 1ºBS e 3ºAS que realizaram uma visita à vossa Fundação no dia 29 de janeiro, querem agradecer a simpatia com que nos receberam e louvar o vosso trabalho e a vossa excelente organização. Os alunos ficaram encantados com o teatro de fantoches e com atividade de expressão plástica/experiência de ímanes que fizeram baseada na história.
    Para melhor fundamentar esta nossa apreciação, juntámos alguns testemunhos dos nossos alunos.

“ Todos nós gostámos muito desta visita de estudo, porque adoramos teatro.”

“Adorámos a visita de estudo, o teatro de fantoches e a atividade que realizámos sobre a história.”

“Fomos à Fundação A Lord e gostámos imenso da visita. Acho que a parte que mais gostámos de ver foi o teatro porque também somos atores do TRALHAS & COMPANHIA – grupo de teatro amador da Escola Básica Susão. Sabemos o que é teatro!

“Logo que saí da escola, vi o vosso autocarro, tive logo a sensação que ia ser um bom espetáculo e não me enganei!”

“Adorámos a história - Peixinho de Ouro - foi muito engraçada e divertida."

“Gostei muito de ver a sala de aula da escola antiga. Falei com os meus pais e avós e consegui saber um pouco mais sobre o passado.”

“No fim da história, aprendemos a não estar sempre a pedir tudo, porque podemos ficar sem nada.”

“Querida Fundação A Lord, espero um dia voltar aí e ver uma peça tão fantástica e bonita como esta.”


“Em nome de todos os alunos envolvidos na visita de estudo, queremos agradecer a simpatia e amabilidade com que nos receberam.”
    
Para a Fundação A Lord um bem-haja pelo trabalho cultural e social que realiza com as escolas.
As Professoras:
Cidália
Eugénia Couto
Augusta Pires
Escola Básica Susão – Valongo

Escola Básica Susão - Valongo
 
Centro Escolar Nº 1 de Lordelo

Centro Escolar Nº 1 de Lordelo

Centro Escolar de Cête

Centro Escolar de Cête

HORA DO CONTO

Quem nunca brincou ao gato e ao rato? Quem não sabe que, por instinto, os gatos sempre caçaram os ratos? Mas terá que ser sempre assim? O mimado gato Felício e o travesso ratinho desta história mostraram que a natureza tem muita força mas a amizade tem ainda mais…
E foi assim que, depois de conhecerem as personagens da história “O gato e o rato”, as crianças do Centro Escolar Nº 2 de Lordelo, Centro Escolar de Sobrosa, Creche ADR – Rebordosa,  Creche Regaço Encantado - ADIL, JI de Barreiras e do Centro Escolar de Duas Igrejas  que nos visitaram em janeiro, coloriram dedoches de papel para depois brincarem ao gato e ao rato.

Registo de uma escola participante nesta atividade:

Hora do conto na Biblioteca Lord
No dia 13 de janeiro o Jardim de Infância da Escola Básica n.º 2 de Lordelo participou na actividade “Hora do Conto” na Biblioteca A LORD.
Fomos recebidos com muita simpatia.
Ouvimos uma história do PNL da escritora Maria Luísa Ducla Soares, intitulada “O Gato e o Rato”, colorindo dois fantoches de dedo das duas personagens principais.
As crianças participaram com grande entusiasmo nesta Hora do Conto, disfrutando de um bom momento lúdico e de aprendizagem.

Escola Básica n.º2 de Lordelo, 13 de janeiro de 2015
As educadoras:
Alfredina Braga
Alzira Paula Almeida
Fernanda Dias

Centro Escolar Nº 2 de Lordelo

Centro Escolar de Sobrosa + Creche Regaço Encantado - ADIL

Centro Escolar de Sobrosa 

Em fevereiro os pequeninos da Creche Regaço Encantado – ADIL, assistiram ao teatro de fantoches que apresentou a história da Girafa Maria.


No dia 24, os alunos do 1º ciclo da Escola Básica Susão – Valongo, ouviram com atenção a história “Perfeito para dois”, que fala sobre a amizade. Como atividade complementar, nada melhor do que aprender a fazer um coração em origami para oferecer aos amigos.


Atelier de Olaria 

Também em fevereiro, como habitualmente, realizou-se o Atelier de Olaria, dinamizado pela mestre oleira Maria Fernanda Braga.
As manhãs dos dias 5, 12, 19 e 26 foram dedicadas às crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Lordelo, e das suas mãos pequeninas saíram lindos cestinhos de barro.
Centro Escolar Nº 2 de Lordelo

Centro Escolar Nº 1 de Lordelo

JI de Soutelo - Lordelo
Centro Escolar Nº 1 de Lordelo


Nas sessões da tarde, participou um grupo de 17 senhoras, que executaram uma peça mais elaborada, um terço em barro. Primeiro criaram todas as peças individualmente e na última sessão, depois de todas as peças cozidas, fizeram a montagem final. Foi esta a peça principal deste atelier, mas ao longo das outras sessões, foi-lhes apresentada, pela oleira, uma outra técnica: stencil, que aplicaram num azulejo. Tiveram também a oportunidade de conhecer a origem da “louça preta” de Bisalhães, através da visualização de um vídeo.






Durante o mês de março, os meninos ficaram a conhecer “A história da árvore Elvira”, e foi relembrada a importância das árvores na Natureza. No final encheram a nossa “Árvore Elvira” de frutos coloridos.

Centro Escolar de Sobreira

Centro Escolar de Sobreira

“Depressa e bem não há quem”, foi a história apresentada pelos fantoches e as crianças registaram no mural da Biblioteca a sua criatividade. 

Centro Escolar de Recarei

Centro Escolar de Recarei


Sem comentários:

Enviar um comentário