quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Atividades do início do ano letivo

Durante o 1º período escolar, a Biblioteca recebeu as crianças de vários Jardins de Infância dos concelhos de Paredes e Penafiel.
As Histórias de Encantar apresentadas foram “O feijão, a Sra. Palha e o carvão” e “A zebra Camila”.

No dia 16 de Outubro, fazendo referência ao Dia Mundial da Alimentação, no final da história conversamos sobre a Roda dos alimentos e a importância dos bons hábitos alimentares.

Das mãos dos meninos e meninas saíram telas decoradas com a personagem principal da nossa história – o feijão frade.

JI de S. Mamede de Recesinhos + JI de Santa Marta - Penafiel


Centro Escolar de Duas Igrejas 


Um dia, ao sair de casa, o vento bandido levou-lhe sete riscas do seu vestido. Uma aranha, uma serpente, uma cigarra….
…E assim começou a história da zebra Camila…

Em simultâneo com a leitura, foram mostrados diversos adereços e, com a ajuda das crianças que foram contando quantas riscas ainda faltavam à zebra, ficou a saber-se como a Camila resolveu o seu problema. No final, todos coloriram o “vestido” da zebra Camila.

 JI de Trás-as-Vessadas


Centro Escolar Nº 1 de Lordelo

JI de Monte + Centro Escolar de Mouriz


Quem não sonhou alguma vez em dar uma trincadela na Lua? Foi precisamente este o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: "Talvez entre todos consigamos alcançá-la".

Foi a história “A que sabe a Lua?” que apresentámos no teatro de fantoches da Biblioteca.
Depois de assistirem ao teatro, os meninos levaram para casa um puzzle da história, colorido por eles, em que a Lua foi pintada da cor do sabor preferido de cada um.

JI de Astromil + JI de Trás-as-Vessadas

Creche ADR - Rebordosa 

JI de Soutelo - Lordelo 

O dia 2 de Dezembro foi um dia especial pois a Biblioteca esteve de parabéns ao comemorar 14 anos de existência. Os meninos ouviram a história “Não acredito no Pai Natal”, animada pelos nossos amigos fantoches. Depois cantaram-se os parabéns à Biblioteca e ao Rodrigo, que também festejou o seu aniversário nesse dia. Para terminar, todos coloriram enfeites de Natal para a nossa árvore especial e ainda levaram uma prendinha doce!

JI de Lagar - Vandoma

JI de Laje - Parada de Todeia + JI de Tanque - Baltar 

JI de Trás-as-Vessadas 


“Já é Natal?” pergunta ele a toda a hora. Mas primeiro há presentes para embrulhar, um bolo para fazer e até a árvore para decorar – há ainda tanto para fazer…

As crianças reconheceram-se na ansiedade do Ursinho pela chegada do Natal, e depois de ouvirem a história, preparam um enfeite para decorar as suas árvores natalícias. E ainda levaram como “prendinha” um livro e um saquinho com gomas e rebuçados.

JI de Astromil + JI de Trás-as-Vessadas





Sem comentários:

Enviar um comentário