quarta-feira, 19 de março de 2014

ATELIÊ DE OLARIA | 2014

Cumprindo a tradição, o Ateliê de Olaria voltou a animar a Biblioteca, no mês de fevereiro. As oito sessões dinamizadas pela Maria Fernanda Braga, prestigiada ceramista e nossa colaboradora de longa data, foram direcionadas para dois públicos distintos: de manhã, para as crianças dos jardins de infância de Soutelo – Lordelo, de Monte – Mouriz, de Pulgada – Aguiar de Sousa, de Trás-de-Várzea e do Centro Escolar de Mouriz e, à tarde, para um grupo de senhoras frequentadoras de ateliers anteriores e que continuam a evidenciar interesse e gosto por esta arte.

Para descrever, resumidamente, estas sessões, eis o testemunho da mestre ceramista:

" Utilizando a matéria com que Deus criou o primeiro Homem, os nossos jovens aprendizes de oleiro puderam explorar este material com muito entusiasmo. 
Amassar, esticar, rolar, colar e finalmente modelar, foram novas experiências vividas com o barro.
O desafio lançado foi o de modelar uma andorinha, inspiração para que a Primavera nos venha visitar com a brevidade possível! "

Mas, se para os mais pequenos a proposta foi mais simples, às senhoras pediu-se mais criatividade:

"Trabalhar com o barro é a única Arte em que os 4 elementos da natureza estão presentes: o Ar, a Terra, a Água e o Fogo. Só em harmonia com os 4 elementos, podemos chegar a um resultado positivo: modelar peças lindas!
Este grupo de 12 senhoras explorou o barro sem receios e com muita inspiração.
Tendo como base os instrumentos musicais, podemos modelar muitas peças, desde as tradicionais flautas aos apitos, com formas muito divertidas. Depois de cozidas, novo desafio: pintar para depois as experimentar, tentando produzir sons divertidos."

As fotos ajudam a compreender o entusiasmo, o empenhamento e a satisfação de todos ao olharem as peças saídas das suas mãos.


JI de Soutelo - Lordelo

Centro Escolar de Mouriz

JI de Monte + Centro Escolar de Mouriz 
JI de Pulgada + JI de Trás-de-Várzea

Sessão de tarde

Sem comentários:

Enviar um comentário