quinta-feira, 4 de julho de 2013

Feira do Livro 2013

A Feira do Livro, organizada, anualmente, pela Biblioteca da Fundação A LORD, decorreu de 27 de maio a 8 de junho, na Alameda de S. Salvador.
Livros para todas as idades e para todos os gostos, a preços convidativos, e um conjunto de atividades culturais e lúdicas, dirigidas aos mais pequenos, integraram o programa deste ano.
A Hora do Conto, este ano conduzida pelas estagiárias Cátia e Gisela, recebeu meninos e meninas de vários jardins-de-infância dos concelhos de Paredes, Valongo e Penafiel que, depois de um lanche saboroso no ambiente natural do parque do rio Ferreira, ouviram uma história com os olhos postos em livros coloridos e tentadores.



UMA HISTÓRIA ENCENADA
No dia 29 de maio, 250 crianças dos infantários e escolas eb1 do Agrupamento de Lordelo foram convidadas a assistir, no auditório da Fundação A LORD, à encenação da história “O NABO GIGANTE”, de Alexis Tolstoi, pelo grupo ATE-Associação Teatro e Educação. Foram 60 minutos de risos e boa disposição numa apresentação interativa em que alguns espectadores subiram ao palco, interagindo com os atores.

 
Na tarde luminosa do dia 4 de junho, o encontro estava marcado entre os meninos das escolas EB1 de Soutelo e EB1 de Corregais e a escritora Sílvia Alves.
Foi tempo de ouvir uma história divertida, de conhecer, de perto, uma escritora e de lhe colocar as mais diversas questões, num diálogo informal.
Depois de ter apresentado os seus livros, seguida, atentamente, por olhos e ouvidos curiosos, a autora autografou os exemplares oferecidos às escolas pela Biblioteca da Fundação A LORD e os que, cada um, individualmente, quis levar consigo.

A manhã do dia 6 de junho surgiu cinzenta, a anunciar chuviscos, mas não escureceu a boa disposição com que os meninos da escola EB1 de Igreja e do JI da Escola Nova Básica de Valongo receberam a ilustradora Fedra Santos que, através do diálogo e com um marcador e um grande bloco de notas, fez perceber às crianças as diferentes técnicas dos traços num desenho, o caráter plurissignificativo da ilustração e a sua importância na narração de uma história.
No final, tempo, ainda, para a ilustradora autografar livros da sua autoria oferecidos às escolas pela Biblioteca da Fundação A LORD.
BOAS LEITURAS e até ao ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário