quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Implantação da República - 5 de Outubro de 1910


CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

Na viragem do século XIX para o século XX, em Portugal, vivia-se uma situação económica difícil com falências de bancos, desvalorização da moeda, inflação, aumento dos impostos e do desemprego. O operariado e a classe média viviam descontentes com o agravamento das condições de vida. A descrença no regime monárquico acentuou-se com a cedência do rei ao Ultimatum britânico, o que foi considerado um insulto ao orgulho nacional e contribuiu para criar, entre a opinião pública, a ideia de que a monarquia era incapaz de defender os interesses do país. Paralelamente, crescia o número de adeptos do Partido Republicano, fundado em 1876.
A primeira tentativa de implantação da República em Portugal, verificou-se no dia 31 de Janeiro de 1891, no Porto. Embora fracassada, esta revolta, fez engrossar os partidários da República.
O governo de ditadura de João Franco (1907) e as prolongadas ausências do rei D. Carlos nas suas caçadas no Alentejo agravaram ainda mais o descontentamento. O assassinato do rei e do príncipe herdeiro, D. Luís Filipe, em 1908, mostrou o total descrédito em que havia caído a monarquia. D. Manuel II assumiu o poder aos 19 anos, tendo sido o último rei de Portugal.

O Regicídio
O regime republicano implantou-se em Portugal com a Revolução de 5 de Outubro de 1910. A partir do dia 3 de Outubro de 1910, os líderes republicanos começaram a preparar a revolução que iria pôr cobro à monarquia. Sem apoio popular, a revolta esteve à beira do fracasso. Mas no dia 5 de Outubro, após a insubordinação das tropas do Rossio, às 9h da manhã, as forças revolucionárias republicanas, embora desorganizadas, conseguiram controlar a debilidade da reacção monárquica, que acabou por dar-lhes a vitória. A República é proclamada por José Relvas na Câmara Municipal de Lisboa.
 
José Relvas proclama a República (05/10/1910)
Os revolucionários formaram de imediato um Governo Provisório, chefiado por Teófilo Braga. António José de Almeida, Afonso Costa, Basílio Teles e Bernardino Machado integraram também o Governo. Em 24 de Agosto de 1911, a Assembleia elegeu Manuel de Arriaga para primeiro Presidente da República Portuguesa.
A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e a sua moeda para escudo. Foi aprovada uma nova Constituição e foram tomadas uma série de medidas que iam de encontro às promessas feitas pelos republicanos, algumas das quais foram retratadas em caricaturas da época.

A- O registo civil obrigatório | B- A Igreja foi separada do Estado

A lei da renda
A HERANÇA REPUBLICANA

Um século depois, o 5 de Outubro congrega-nos numa herança humana, política e histórica inquestionável. Em primeiro lugar como um momento de ímpeto único e de crença optimista na superação das dificuldades colectivas da nação. Depois, como uma experiência social, política e cultural riquíssima que pôs em evidência os valores e os limites da nação e a sua capacidade para delinear as estratégias mais adequadas à construção do futuro. Por último, como um projecto político empenhado em alicerçar a unidade nacional em torno da modernidade e dos valores liberais e democráticos que orientam as sociedades mais avançadas e igualitárias do mundo contemporâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário