quarta-feira, 26 de março de 2025

Dia do livro Português



O Dia do Livro Português é comemorado em 26 de março.



A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo.

Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração pois foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro.

Já o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois, em 4 de janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”.

27 Grandes livros portugueses

Entre os grandes livros da literatura portuguesa destacam-se:

1- Os Lusíadas – Luís de Camões
2- Os Maias – Eça de Queirós
3- Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco
4- Mensagem – Fernando Pessoa
5- Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente
6- Memorial do Convento – José Saramago
7- Sermão de St. António aos Peixes – Padre António Vieira
8- Peregrinação – Fernão Mendes Pinto
9- As Pupilas do Senhor Reitor – Júlio Dinis
10- Bichos – Miguel Torga
11- Viagens na Minha Terra – Almeida Garrett
12- Aparição – Vergílio Ferreira
13- Rimas – Bocage
14- O Livro de Cesário Verde – Cesário Verde
15- Clepsidra – Camilo Pessanha
16- Gaibéus – Alves Redol
17- Balada da Praia dos Cães – José Cardoso Pires
18- Mau Tempo No Canal – Vitorino Nemésio
19- As Mãos e os Frutos – Eugénio de Andrade
20- A Sibila – Augustina Bessa-Luís
21- Pena Capital – Mário Cesariny
22- O Medo – Al Berto
23- A Colher na Boca – Herberto Helder
24- Felizmente Há Luar! – Luís de Sttau Monteiro
25- Sinais de Fogo – Jorge de Sena
26- Charneca em Flor – Florbela Espanca
27- Poesia – Sophia de Mello Breyner Andresen

sexta-feira, 21 de março de 2025



O Dia Mundial da Infância é celebrado anualmente em 21 de março.

A iniciativa para a criação desta data foi o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de conscientizar pais, responsáveis e governantes sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para as crianças.

Diferente do Dia das Crianças, que possui um caráter mais comercial, o Dia Mundial da Infância representa um período de reflexão sobre o modo como estão sendo formados os "adultos de amanhã".

Esta data ainda lembra que todas as crianças têm direito a liberdade (assim como todo o ser humano, obviamente), e devem ser tratadas com dignidade e viver num ambiente saudável, longe de qualquer tipo de exploração, agressão, descuido e discriminação.

22 de março - Dia Mundial da Água

                     


O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água doce e defender uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável.

Em 2025, o tema é «Preservação dos glaciares». Pretende alertar o papel fundamental que os glaciares desempenham na garantia de água potável, agricultura, energia e ecossistemas globais.

Com as alterações climáticas, os fluxos de água de degelo estão a mudar, provocando inundações, secas, deslizamentos de terras e a subida do nível do mar. Inúmeras comunidades e ecossistemas estão em risco de devastação afetando milhares de milhões de pessoas.

É necessário trabalhar em conjunto para mitigar e adaptar o nosso ambiente às alterações climáticas, por isso, a preservação dos glaciares é uma prioridade máxima. Têm que ser reduzidas as emissões de gases com efeito de estufa para abrandar o recuo dos glaciares e deve haver, além disso, uma gestão da água de fusão destes da forma mais sustentável possível.

Este dia foi proclamado através da Resolução 47/193 adotada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas de 22 de dezembro de 1992.

Dia internacional das Florestas
e
Dia Mundial da Árvore


Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas, em conjunto com as algas marinhas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.


 

sexta-feira, 7 de março de 2025

Dia Internacional da Mulher

 

Mensagem do secretário-geral da ONU

Dia Internacional da Mulher 2025




8 de março de 2025

Quando as portas da igualdade de oportunidades se abrem às mulheres e às meninas, todos ganham.

As sociedades igualitárias são mais prósperas, mais pacíficas e os alicerces do desenvolvimento sustentável.

Neste Dia Internacional da Mulher, reconhecemos trinta anos de progresso e de conquistas desde a histórica conferência das Nações Unidas em Pequim.

Trinta anos que transforaram os direitos das mulheres e reafirmaram estes direitos como direitos humanos.

Desde então, as mulheres e as meninas quebraram barreiras, desafiaram estereótipos e exigiram o lugar que têm por direito.

Mas precisamos ter consciência dos desafios.

Da resistência à reversão, os direitos humanos das mulheres estão sob ataque. Os horrores antigos: violência, discriminação e desigualdade económica ainda assolam as sociedades.

E novas ameaças, como algoritmos tendenciosos, programam desigualdades nos espaços digitais, abrindo novas arenas de assédio e de abuso. Em vez de integrar a igualdade de direitos, estamos a assistir à integração da misoginia.

Devemos combater estes ultrajes.

E continuar a trabalhar para nivelar as regras do jogo para as mulheres e raparigas.

Precisamos de ação para desbloquear o financiamento para que os países possam investir na igualdade e dar prioridade a esses investimentos.

Ação para proprocionar oportunidades iguais de trabalho digno, acabar com a disparidade salarial entre géneros e enfrentar os desafios relacionados com o trabalho de assistência.

Ação para reforçar e implementar leis que acabem com todas as formas de violência contra as mulheres e meninas.

Ação para garantir a plena participação das mulheres na tomada de decisões, incluindo na construção da paz.

E ação para remover os obstáculos às mulheres e meninas nas áreas das ciências, das tecnologias, das engenharias e da matemática.

O Pacto das Nações Unidas para o Futuro e o Pacto Digital Global oferecem linhas orientadoras para estas ações. Quando as mulheres e as meninas conseguem crescer, todos nós prosperamos.

Juntos, vamos manter-nos firmes para tornar os direitos, a igualdade e o empoderamento uma realidade para todas as mulheres e meninas, para todos, em todo o lado.

segunda-feira, 3 de março de 2025

O Leituras sugere...

 

 para o mês de março

Respira
Sujean Rim


Todas as manhãs, os passarinhos batem as asas de entusiasmo para o primeiro voo do dia, exceto o Bob, que ainda não consegue e, por isso, começa a duvidar de si próprio e das suas capacidades.
Um livro enternecedor, divertido e encorajador sobre um passarinho ansioso que teme nunca aprender a voar até receber uma aula de mindfulness do seu amigo Corvo e perceber que às vezes, tudo o que é preciso, é ter calma e… respirar.

Este livro está disponível na Biblioteca para empréstimo.



 



Escritor do mês - março

 

Pedro Andersson
(1973/….)



Pedro Andersson nasceu em 1973 e apaixonou-se pelo jornalismo ainda adolescente, na Rádio Clube da Covilhã. Licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade da Beira Interior, e começou a carreira profissional na TSF. Em 2000, foi convidado para ser um dos jornalistas fundadores da SIC Notícias. Atualmente, continua na SIC, como jornalista coordenador, e é responsável desde 2011 pela rubrica «Contas-poupança», dedicada às finanças pessoais e líder de audiências no seu horário.
O seu último livro, Ganhar Dinheiro – Como criar riqueza com um salário normal, publicado pela Contraponto em 2023, está já na 10.ª edição e vendeu 35 mil exemplares. É também autor da bem-sucedida série de livros Contas-poupança, também da Contraponto, que já conta com quatro volumes.